22/08/2023


Brasil Paraná Política

Ministro diz que Governo vai retomar o controle das rodovias no Paraná

"Esses contratos que se encerram em 2021 foram muito maltratados ao longo do tempo", diz ministro

Sérgio Souza e ministro de Infraestrutura e Transportes Tarcísio Gomes - Foto Edsom Leite - MInfra

Ministro Tarcísio Gomes e Sergio Souza (Foto: Ascom/Sergio Souza)

O ministro de Infraestrutura e Transportes, Tarcísio Gomes, sinalizou na terça feira (12), ao relator da MP das Concessões deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que o seu pedido para que o Governo Federal retome as rodovias do Paraná e promova as concessões do estado firmadas nos anos 90, será atendido pelo Poder Executivo.

Tarcísio afirmou ao parlamentar que esta é uma questão vencida para o governo. “Esses contratos que se encerram em 2021 foram muito maltratados ao longo do tempo e já não atendem mais as nossas expectativas”, declarou o ministro.

Ele também revelou que na primeira reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) o ministério vai qualificar essas rodovias do Paraná como prioridade nacional. “Vamos iniciar imediatamente um estudo de estruturação dessas concessões”, disse o ministro.

No encontro, Sérgio Souza explicou que apesar do Paraná possuir os pedágios mais caros do mundo, muitas rodovias sob concessão, nunca receberam nenhum tipo de investimento. “Temos várias rodoviárias que não são duplicadas, isso é um absurdo pelo preço que pagamos nos pedágios”, comentou o parlamentar.

NOVO EIXO

O deputado Sérgio Souza aproveitou para apresentar ao ministro Tarcísio a necessidade de se criar um novo eixo rodoviário que vai cortar o Paraná de norte a sul, de Porto Charles Naufal, na divisa com o estado de São Paulo, até o município de Chapecó, em Santa Catarina.

Sérgio Souza frisou que vem trabalhando há três anos em um projeto nesse sentido.

“A nossa proposta é incorporar ao Plano Nacional de Aviação um trecho federalizado de 174 km, de um total de quase 500 quilômetros de rodovia, desenvolvendo um importante corredor de transportes na região, cortando o Paraná de Norte ao Sul, facilitando o escoamento da atividade agrícola e industrial, garantindo maior fluidez e eficiência da malha estadual e valorizando a ligação com a Argentina”.

De acordo com a assessoria do deputado, o ministro vai estudar melhor o projeto, e ver as possibilidades de se criar o novo eixo cortando o Estado do Paraná ao meio.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

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