22/08/2023
Política

PMDB divulga lista de candidatos

imagem-18004

O PMDB divulgou a lista dos candidatos a  deputados nas eleições de outubro deste ano e que foi homologada na convenção de ontem, quarta-feira (30) em Curitiba.
Na chapa majoritária, o colegiado indicou o deputado federal Rocha Loures para vice do senador Osmar Dias (PDT). O Diretório Estadual também definiu os nomes do ex-governador Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), para concorrer às duas vagas ao Senado.
O presidente da Executiva Estadual, deputado Waldyr Pugliesi, coordenou a reunião do Diretório para a definição da política de alianças, segundo deliberação da convenção estadual do domingo (27). “Após muitas conversas e reuniões com os presidentes dos diretórios nacionais do PMDB, Michel Temer, do PT, José Eduardo Dutra e do PDT o ministro Carlos Lupi, ficou definido que teríamos como candidato ao Governo o senador Osmar Dias e que o vice do PMDB seria indicado pelo governador Orlando Pessuti”.
“Também ficou definido que teríamos as candidaturas ao Senado de Requião e Gleisi e para atender os objetivos colocados pelos companheiros da Câmara Federal e da bancada estadual trabalharíamos para consolidar as coligações nas proporcionais”, informou Pugliesi. Segundo o presidente, após muito trabalho para alcançar a unidade dos partidos, foi fechada também a coligação nas proporcionais.

INDICAÇÃO – O governador Orlando Pessuti indicou Rocha Loures para compor a chapa majoritária, tendo Osmar Dias na cabeça. Após os pronunciamentos, Pugliesi colocou em votação o nome do deputado, que foi aprovado por aclamação pelo Diretório Estadual.
O secretário-geral João Arruda, que vai concorrer à uma vaga na Câmara Federal, disse que a partir da decisão do Diretório Estadual, o partido vai marchar unido rumo a vitória em 3 de outubro. “Sairemos todos daqui marchando juntos em torno desta decisão que foi tomada dentro do PMDB”, afirmou.

COMPOSIÇÃO – Segundo Pugliesi, o PMDB vai integrar junto com PDT, PT, PR, PCdoB, PtdoB e PSC, a chapa majoritária com as candidaturas de Osmar Dias e Rocha Loures (governador e vice) e Requião e Gleisi ao Senado. Nas proporcionais o partido fechou com PDT, PT, PR e PCdoB.
A coligação poderá indicar 108 candidatos a deputado estadual – 75 homens e 33 mulheres. O PMDB indicou 30 candidatos à Assembleia – 25 homens e cinco mulheres. Para a Câmara Federal, o partido lançou 12 candidatos. A reunião do Diretório Estadual foi encerrada com pronunciamentos do ministro do Trabalho Carlos Lupi, do governador Orlando Pessuti e do senador Osmar Dias.

Chapa do PMDB nas eleições de 3 de outubro
Governador e vice:
Osmar Dias e Rodrigo da Rocha Loures

Senadores:
Roberto Requião
Gleisi Hoffmann

Deputados federais:
Hermes Parcianello (Frangão)
Osmar Serraglio
Odilio Balbinotti
Moacir Micheletto
Reinhold Stephanes
João Arruda
Alexandre Kireeff
André Zacharow
Marcelo Almeida
Mãrio Sérgio Zacheski
Marquinhos Roque
Ademir Quintino da Fonseca

Deputados estaduais:
Alexandre Curi
Nereu Moura
Caíto Quintana
Luiz Claudio Romanelli
Artagão Júnior
Waldyr Pugliesi
Antonio Anibelli Neto
Cleiton Kielse
Luiz Eduardo Cheida
Teruo Kato
Edson Strapasson
Reinhold Stephanes Júnior
Jonas Guimarães
Ademir Bier
Mário Roque
Rafael Greca
Walter Pegorer
Gilberto Martin
Nelson Silva de Souza (Nelsão)
Júlio Cesar Lemes
João Ivo Calefi
Ademar Lieu Dorfschmidt
Wilson Roberto Simões
Flávio Nakad
Antonio Irieu Selusarski

Deputadas estaduais:
Ana Lúcia Pereira
Noêmia Rocha
Beti Pavin
Adelaide Colombari
Alistélia Gonçalves dos Santos

Foto: Ronildo Pimentel

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo