A Prefeitura Municipal de Pinhão vem demitindo dezenas de funcionários contratados para cargos em comissão. Segundo informações do secretário de Administração, José Francisco da Rocha Loures (foto), o Juca, já foram demitidos cerca de 100 funcionários, totalizando aproximadamente 70% dos cargos comissionados contratados.
A ação é para diminuir o número de cargos, como foi combinado com o Ministério Público em agosto de 2009. “Assinamos um termo de compromisso com a promotora que iriamos diminuir e adequar os cargos comissionados. Por isso mandamos para a Câmara um novo projeto diminuindo o número de 180 cargos previsto por lei, para 118, porém a Câmara não aprovou”, explica ele.
O Legislativo fez uma emenda no projeto sugerindo que fossem criados 75 cargos. “Nós consideramos a atitude dos vereadores usurpação de poder, interferindo no executivo, pois apenas 75 cargos não atende a necessidade da prefeitura”, disse Juca.
Segundo o secretário, a decisão de demitir os cargos em comissão foi para não entrar em conflito com o Ministério Público. “Temos que entrar em acordo com o Legislativo para solucionar o problema. Só permaneceram os cargos essenciais”. Ele também afirmou que os cargos em comissão existentes estão amparados por lei.
Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu