22/08/2023
Política

Sem acesso a cópias de sessões da Câmara, jornalista aciona o MP

O jornalista Mauro Xavier Biazi cansou de esperar cópias  das sessões realizadas na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava nos dias 31 de maio e 1° de junho de 2010 e  diante da omissão da presidência da  Mesa Executiva, protocolizou solicitação junto ao Ministério Público, na tarde de ontem (13).

Nas sessões citadas o jornalista foi ofendido verbalmente pelo vereador Gilson Amaral (DEM) que também de agredí-lo fisicamente. As ofensas do "demo" também foram extensivas à joralista da Rede Sul de Notícias, Cristina Esteche, que nesse período encontrava-se fora do país.

A solicitação feita por Biazi ao presidente da Câmara, o peemedebista Admir Strechar, foi protocolizada na secretaria do Legislativo Municipal no dia 2 de junho de 2010. Já se passaram 40 dias sem que o ofendido tivesse acesso às cópias das fitas. A intenção do jornalista é acionar judicialmente o vereador Gilson Amaral. A Rede Sul de Notícias entrou em contato com a Câmara na manhã desta quarta-feira (13), sem êxito.

Leia a íntrega do documento entregue ao MP pelo jornalista:

"Diante da omissão da presidência da Câmara Municipal de Guarapuava, no que expomos adiante, não nos restou outra saída que não fosse apelar ao judiciário para ter acesso ao que é nosso de direito. Assim sendo, eis a íntegra da correspondência protocolada neste dia 13 de julho. Ministério Público do Estado do Paraná Guarapuava – Paraná Através deste venho relatar o que se segue: Em sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, realizadas em 31 de maio e 01 de junho do corrente ano, o vereador Gilson Amaral usou a tribuna daquela casa para ofender moralmente e ameaçar a integridade física desse missivista, razão pela qual, tomando conhecimento dos fatos, solicitei à presidência daquela casa que me fosse disponibilizado cópias de gravações das citadas sessões (conforme documento protocolado em data de 2 de junho, em anexo). Decorrido 1 mês e 10 dias após o destempero verbal do vereador, e tendo por diversas vezes mantido contato, via telefone, com Leoni Camargo –funcionária daquele legislativo municipal- sem obter êxito, venho mui respeitosamente através desta solicitar ao Ministério Público que interceda junto ao mesmo para que me seja repassado o que foi solicitado tendo em vista que, de posse das mesmas, acionarei a justiça para as devidas retratações por parte daquele edil. No aguardo do atendimento de minha solicitação, reitero cordiais saudações bem como o agradecimento antecipado. Atenciosamente, Mauro Xavier Biazi Jornalista-MTB 2121, reitero cordiais saudações bem como o agradecimento antecipado. Atenciosamente, Mauro Xavier Biazi Jornalista-MTB 2121"

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo