22/08/2023



Brasil Política

Presidente Jair Bolsonaro receberá alta à tarde e retorna para Brasília

Alta será dada após uma sessão de fisioterapia. Presidente Bolsonaro viaja ainda hoje para Brasília

live_semanal_jair_bolsonaro_12.09.2019

Presidente Jair Bolsonaro deixa hospital na tarde desta segunda (16) e viaja para Brasília (Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, receberá alta médica nesta segunda (16). A informação é do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Conforme a Agência Brasil, a alta será dada à tarde, após uma sessão de fisioterapia. Segundo o porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o presidente viaja ainda hoje para Brasília.

Bolsonaro está internado em São Paulo desde o dia 7 de setembro. Ele se recupera de uma cirurgia feita em razão da facada levada durante a campanha para as eleições presidenciais de 2018. Em Brasília, ele continuará o processo de recuperação, seguindo as orientações médicas relacionadas à dieta e à atividade física.Segundo o diretor médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto, Bolsonaro deve manter a deita cremosa, anterior à fase pastosa. Segundo o cirurgião-chefe Antônio Luiz Macedo, hoje pela manhã foi retirada a nutrição parenteral (endovenosa), mas Bolsonaro continua com a dieta cremosa porque ele ainda mantém um pouco de gás no intestino delgado.

Essa dieta será mantida pelo presidente em Brasília pelo menos até sexta (20). Nesta data, a equipe médica deverá viajar para Brasília para avaliar se Bolsonaro já poderá passar para a dieta pastosa. A expectativa do médico é de que o presidente possa voltar a se alimentar normalmente a partir de segunda ou terça que vem.

De acordo com Macedo, os exames médicos do presidente estão normais e o quadro dele “é muito bom”. Ontem, Bolsonaro fez uma caminhada de cerca de 3km, indo e voltando pelo oitavo andar do hospital. Segundo o médico, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o filho Carlos Bolsonaro acompanham o presidente no hospital no dia de hoje.

ATIVIDADES DO GOVERNO

Por orientação médica, Bolsonaro ficará afastado até quarta (18) da Presidência, assumida interinamente nesse período pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. “Isso vai permitir ao senhor presidente um descanso ainda maior para uma recuperação mais rápida”, disse o porta-voz.

Conforme o porta-voz, a viagem de Bolsonaro para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, será mantida. “A viagem estava prevista inicialmente para o dia 22, mas vamos dia 23 [para Nova York].”, afirmou Rêgo Barros. De acordo com o porta-voz,  o presidente terá eventos privados no dia em que chegar aos Estados Unidos.

“No dia 24, ele tem reunião com o secretário-geral das Nações Unidas. Depois fará seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. Depois nos deslocaremos, a confirmar, para o Texas, onde vamos ter reunião com industriais e empresários e oficiais das Forças Armadas Americanas. Do Texas retornamos para o Brasil”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo