Os candidatos do PV ao governo, Paulo Salamuni, e ao Senado, Rubens Hering, participam em Foz do Iguaçu, sábado (dia 7), do lançamento das candidaturas de Irineu Ribeiro deputado estadual e Marcelino de Freitas deputado federal. Os dois candidatos da majoritária e o presidente do Partido Verde do Paraná, Melo Viana, cumprem agenda a partir das 16h.
Salamuni tem percorrido cidades do interior do Paraná para discutir o programa de governo do Partido Verde. Um dos temas defendidos pelo candidato ao governo é que a educação, que deve ser a prioridade de qualquer governo e no dele não será diferente. Pretende destinar, ao menos, 30% do orçamento do estado para a educação. O estado do Paraná é responsável pela educação de mais de 1,3 milhão de jovens, administra mais de 2100 estabelecimentos de ensino e emprega cerca de 98 mil professores.
É pela educação que as pessoas resgatarão princípios e valores para a formação da mulher e do homem, afirma. “O ensino deve ser para a vida. Vamos resgatar a alegria de aprender e o prazer de ensinar”, diz Salamuni.
De acordo com a assessoria do canddiato, uma das políticas do seu governo será a adoção de turnos integrais nas escolas. Haverá atividades extracurriculares voltadas ao esporte, às artes e ao ensino de ofícios técnicos. Como complemento à educação integral, está previsto a implantação de atividades relacionadas à educação não formal, utilizando os espaços públicos estaduais, ou seja, abrindo a porta do Governo do Estado do Paraná para receber a sociedade civil, nos finais de semana e nos períodos em que o espaço não é utilizado para a educação formal. O governo estadual, também, dará a atenção necessária à formação dos professores e às reivindicações por melhores salários.