22/08/2023



Política

Portal da Transparência: Site da Prefeitura foi atualizado em agosto

imagem-21138

A Prefeitura de Guarapuava terá agora que cumprir a Lei da Transparência e publicar informações em seu site sobre a movimentação financeira, atos administrativos e contratos firmados, extratos de contas, obras em andamento, entre outras exigências. Até agora, a Prefeitura não cumpre adequadamente o que preceitua o chamado “Portal Transparência”. Em maio deste ano, quando o prazo expirou, a RSN repercutiu o fato ao perceber que a Administração Carli foi uma das últimas a cumprir a exigência legal, embora a página publicada no site da Prefeitura (http://www.guarapuava.pr.gov.br/) está longe de ser um portal: limita-se a informações com títulos (links), sem matérias explicativas, e um quadro na página principal sem o menor destaque.
Os dados do “portal” continuam incompletos e desatualizados, ou seja: o povo de Guarapuava não sabe onde seu dinheiro está sendo aplicado, nem de que forma está sendo empregado. O item “Execução Orçamentária” tem apenas uma inócua observação: “Gerando Relatórios”. Quem clica em "obras em andamento", por exemplo, vê que os últimos dados postados datam de 18 de agosto. Obras como a pavimentação das marginais, mini ginásios de esportes na vila Planalto, Residencial 2000 e no campo do Pavão, além da revitalização da Rua XV de Novembro, pista de caminhada, estão como "não iniciadas". Aliás, as informações de todos os setores postados no "Portal da Transparência" estão desatualizados e datam de 18 de agosto. A RSN entrou em contato com a Assessoria de Comunicação, mas não obteve nenhuma explicação a respeito. Um jornalista que se identificou com o Guilherme ficou de repassar informações por e-mail, o que não aconteceu. www.cristinaesteche.com.br/

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo