O governador Orlando Pessuti estará em Guarapuava nesta quinta-feira (11), às 18h30. Esta deverá ser a última vez que Pessuti vem ao município como governador. Ele participa de solenidade no Quartel do Corpo de Bombeiros quando assina a criação do 7° Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, uma promoção quee stá sendo recebida pela guarnição.
"Isso é um coroamento para o nosso trabalho em 2010", comemora o comandante Capitão Arlisson Sanches.
A criação do 7° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros significa a separação da parte administrativa e operacional do Corpo de Bombeiros, hoje na dependência de Ponta Grossa.
"Vamos ganhar em agilidade em relação a abertura de empresas; vamos ganhar em emergência pois vamos articular diretamente com o Estado para ter novos equipamentos. Não vamos mais precisar intermediar por Ponta Grossa", explica Sanches.
Criado em 1958, com uma quadro funcional composto por 62 bombeiros, o Corpo de Bombeiros de Guarapuava atende 24 municípios.
"Em alguns municipios contamos com o bombeiro comunitário a partir de convênios com as Prefeituras que nos cedem funcionários que são capacitados e atuam no combate ao incêndio junto com um bombeiro militar", diz. Esses município são: Pinhão, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul e Pitanga.
O comando de Guarapuava atende ainda os quartéis de Irati e São Mateus somando ao todo 61 municípios sob a jurisdição de Guarapuava.
Para desenvolver o trabalho o quartel de Guarapuava conta com duas ambulâncias com atendimento 24 horas, três caminhões para combate a incêndios, um caminhão e um destacamento em Entre Rios, carros e embarcações para salvamentos aquáticos.
"Estamos bem guarnecidos nesse setor", afirma o comandante.