Nessa quinta (8), a Saúde de Guarapuava informou que o município já confirmou 889 casos de covid-19. Entretanto, 799 pessoas já se recuperaram. Após quatro novos casos confirmados na sexta (3), a média móvel teve alta nos últimos dias. Além disso, na média móvel foram registrados em média 11,57 novos casos por dia, nos últimos 7 dias.
Na segunda (5), Guarapuava possuía 77 casos ativos. Segundo os dados coletados pelo professor universitário, Felipe Azevedo, em um estudo independente. Portanto, a curva da doença em Guarapuava segue em tendência de crescimento. Ainda segundo os dados, este cálculo é baseado no número de casos totais desconsiderando recuperados e óbitos.
Assim, de acordo com o estudo, o gráfico da média móvel considera a data de notificação do paciente e o resultado positivo. Desse modo, leva em consideração o dia que ele procurou a unidade de saúde. Além disso, a Regional de Guarapuava, 5ª RS segue como a regional com menor coeficiente de incidência por 100 mil habitantes.
COVID NO PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa quinta (8) mais 467 casos confirmados e nove mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 186.213 casos e 4.668 mortos em decorrência da doença.
No entanto, outros 858 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. 722 pacientes estão em leitos SUS e 136 em leitos da rede particular. Há outros 897 pacientes internados, 393 em leitos UTI e 504 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.
A secretaria estadual informa a morte de mais nove pacientes, todos estavam internados. São três mulheres e seis homens, com idades que variam de 23 e 96 anos. Uma das mortes ocorreu em agosto, três em setembro e cinco faleceram em outubro.
Portanto, o monitoramento da Sesa registra 1986 casos de residentes de fora, 44 pessoas morreram.
Leia outras notícias no Portal RSN.