A UniGuairacá iniciou a campanha ‘Novembro Vermelho’ em prol da prevenção do câncer de boca em Guarapuava. Por meio de diversas ações ao longo do mês, a universidade quer proporcionar educação sobre o câncer bucal. E também oferecer atendimentos a comunidade local.
Além disso, a data partiu de uma iniciativa do Colegiado de Odontologia da UniGuairacá, que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná, pela lei 19868/2019. De acordo com a assessoria da instituição, neste mês, haverá uma programação dedicada ao tema.
Confira na tabela abaixo a programação completa.
CÂNCER DE BOCA
O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e as taxas de morbimortalidade. No Brasil, a incidência de câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo. Dessa maneira, estando entre os seis tipos de câncer mais comuns entre o sexo masculino. Além de estar entre os oito mais recorrentes no sexo feminino. Ainda, ele pode ser considerado o câncer mais comum da região de cabeça e pescoço, excluindo-se o câncer de pele.
Além disso, diagnóstico tardio pode resultar em prognóstico desfavorável. Isso porque em estágio avançado, quando não leva a morte, provoca mutilações e deformidades no indivíduo.
A CAMPANHA
O ‘Novembro Vermelho’ foi proposto pelas as professoras Ana Paula Prestes Virmond Traiano e Sandra Mara Matnei. E a data está em sintonia com o calendário internacional. Tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.
Por fim, a campanha deste ano recebe o apoio do Serviço de Cirurgia e T. Buco-Maxilo-Facial, do Hospital Erasto Gaertner. Ademais, da equipe de profissionais do Hospital São Vicente de Guarapuava, CFO, CRO, ABO, ACPAC, Prefeitura Municipal e SESA.
Leia outras notícias no Portal RSN.