A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta (11) o status das análises preliminares de quatro vacinas contra a convid-19. As vacinas observadas são dos laboratório AstraZeneca, Janssen, Pfizer e SinoVac. No Paraná, o Governo afirmou nesta terça (8) que está disposto a negociar com todos os laboratórios que testam vacinas contra o coronavírus. Mas, antes vai aguardar a liberação da Anvisa.
Desse modo, os testes feitos pelo órgão são essenciais para garantir a segurança das doses. Além disso, ontem (11) a agência aprovou o uso emergencial de vacinas contra a covid-19. Contudo, as vacinas podem ser usadas em caráter experimental, porque nenhuma delas ainda recebeu o registro oficial. A notícia da vacinação emergencial se deu horas depois do primeiro caso oficial de reinfecção por covid-19 no Brasil.
ASTRAZENECA
As três fases de testes da vacina foram concluídas. A Agência ainda está analisando a documentação. A boa notícia que é o órgão já finalizou a inspeção para a Certificação de Boas Práticas de Fabricação nesta sexta (11) e está com o processo em andamento. Agora, a Vigilância deve decidir, entre a primeira e a segunda semanas de janeiro, se vai certificar as boas práticas da fábrica. Entretanto, o laboratório ainda não fez o pedido para uso emergencial da vacina e o de registro.
OUTRAS VACINAS
Além disso, as vacinas Janssen, Pfizer e Sinovac tiveram as duas primeiras fases de testes concluídas. Dessa maneira, a Anvisa está analisando as documentações apresentadas. Já a inspeção para a Certificação de Boas Práticas de Fabricação, o pedido de para uso emergencial da vacina e o pedido de registro ainda não foram solicitados. Exceto a Sinovac, que teve a inspeção de certificação finalizada no dia 4 deste mês.
Leia outras notícias no Portal RSN.