22/08/2023



Política

Carreata inicia movimento pró emancipação de Entre Rios

imagem-22334

Moradores de Entre Rios estão mobilizados e realizam para carreata pedindo a emancipação do distrito. O movimento está previsto para amanhã, sexta-feira (16), às 18 horas, se o tempo permitir. Caso continue a chover uma nova data será marcada. A concentração será no Auto Posto Vitória, de onde os participantes sairão para percorrer um percurso especial. De acordo com o presidente da Acender, Marcio de Sequeira, a carreata vai passar pelos piores pontos onde existem buracos, mato crescendo nas ruas, ruas sem sinalização e sem lombadas. Prevê também a passagem pela creche que precisa de reforma e ampliação; pelos locais onde as ciclovias deveriam estar prontas.
A carreata vai passar pelas colônias Vitória, Jordãozinho e Samambaia e parar no trevo para protestar e exigir melhorias para todas as colônias e comunidades do distrito. Vamos chamar a mídia e mostrar um abaixo-assinado para o problema mais urgente que é a creche e vamos exigir a emancipação para resolver todos os outros problemas de Entre Rios. Para a carreata, os moradores deverão levar cartazes e faixas de protesto.
A iniciativa tomada pela Associação encontra motivo na ausência de serviços básicos e de infraestrutura que deveriam ser executados pela administração municipal.
"Guarapuava não consegue e não conseguirá mais cuidar de Entre Rios. Temos muitos problemas e a prefeitura não vai resolvê-los", afirma o presidente da Acender. A comunidade do distrito de Entre Rios entende que só a emancipação resolverá os problemas que passam também pela segurança, limpeza nas ruas e corte de grama; estradas rurais sem manutenção; falta de construção do portal turístico já aprovado e com recursos liberados; falta de incentivo ao turismo, entre outras deficiências.
Embora a emancipação de Entre Rios esbarre num impeditivo legal, a comunidade quer pressionar o governo estadual, que tem autonomia para essa ação política. "Será muito difícil e demorado, mas existe a possibilidade e só vai acontecer se lutarmos por isso."
Esta não é a primeira vez que moradores de Entre Rios pedem a emancipação. Distrito mais próspero do município, sede do complexo industrial da Cooperativa Agrária o distrito é um dos pontos turísticos que mais atrai visitantes nacionais e internacionais.  É também o responsável por uma das maiores fatias da arrecadação do município. Apesar dessa potencialidade, porém, os moradores se ressentem com a falta de obras; limpeza nas ruas e nas praças; ciclovia; recuperação e manutenção de ruas e de estradas; creche; construção de portal turístico cujo projeto está aprovado pela comunidade e o dinheiro já está liberado; entre outras obras e serviços.

Foto: Situação de uma das ruas na Colônia Vitória

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo