O governo do Paraná saiu vencedor na ‘ queda de braço’ travada com a APP-Sindicato e o Ministério Público. Assim sendo, a prova presencial para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) está confirmado para este domingo (10) em 30 cidades do Estado.
De acordo com o governo, três decisões judiciais desta sexta (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova dos professores. Desta forma, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.
Conforme os autos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou as medidas legais que amparam a aplicação da prova, bem como as medidas de prevenção adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.
Entre as medidas está a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado está proibido. Além disso, em cada sala haverá informação sobre a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.
OUTRAS MEDIDAS
A higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), de malotes e outros materiais de manuseio também são previstas. Soma-se também a verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico. E ainda o uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).
De acordo com a Seed, para garantir o distanciamento físico de 1,5 metro entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação está reduzida conforme as dimensões e a quantidade de carteiras nas salas.
Conforme as precauções, o Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. Por isso, o Centro dividirá os candidatos em quatro grupos, com horários de entrada distintos. Tudo isso será informado aos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará ao local de prova em um intervalo de tempo. Essa medida diluirá a circulação de pessoas e evitando aglomerações.
OUTRAS PROVAS
Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, estão programadas nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local. De acordo com o calendário, nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia outras notícias no Portal RSN.