O deputado federal e engenheiro civil Cezar Silvestri será empossado, na próxima segunda-feira, dia 3, como Secretário de Estado do Paraná. Silvestri assumirá a chefia da Sedu (Secretária de Desenvolvimento Urbano). A solenidade acontecerá às 9h30, na sede da Secretaria (rua Dep. Mário de Barros, 1290 – Curitiba). Antes porém, Cezar Silvestri participará da posse do governador eleito do Paraná, Beto Richa, neste sábado, às 10h, na Assembléia Legislativa.
Cezar Silvestri receberá a secretaria das mãos de Wilson Bley Lipski. As vésperas de assumir o novo cargo, Silvestri falou sobre a expectativa de fazer parte do primeiro escalão do governo Beto Richa. “A expectativa é grande para que possamos fazer um bom trabalho. Sem dúvidas é uma grande responsabilidade e um grande desafio”, comentou.
O novo secretário enfatizou que a condição financeira do Estado será determinante para os primeiros meses de trabalho. “O início da nossa atuação será determinada pela situação econômica em que vamos receber a secretaria. Apesar de a Sedu ter orçamento próprio sabemos, pelo que nos foi repassado pelo futuro governador, que vamos pegar o Estado numa situação delicada, por isso acredito que, esses primeiros meses, serão voltados a ações de planejamento”, afirmou.
Silvestri fez questão de reafirmar o que vem enfatizando em diversas entrevistas, e frisou que para assumir a Sedu, não precisará renunciar ao cargo de deputado federal. “Vou assumir como deputado federal no dia primeiro de fevereiro, posteriormente, me licencio, mas eu continuo deputado federal. Poderei desenvolver o meu trabalho como deputado e como secretário de Estado” explicou.
Além do perfil municipalista, Cezar Silvestri foi escolhido por Beto Richa por sua capacidade de inovação, unindo o conhecimento técnico de engenheiro civil à personalidade de político que consegue convergir interesses de diferentes setores. Traz, ainda, o convívio estreito com o homem do campo, seus anseios e dificuldades, à experiência parlamentar em dois grandes centros (Curitiba e Brasília), onde as dificuldades e expectativas não são menores.
Trabalho e Estrutura
Entre os trabalhos mais conhecidos, caberá ao novo administrar, pela estrutura atual da SEDU, a Política de Desenvolvimento Urbano e Regional para o Estado do Paraná (PDU) e o Paraná Urbano (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Urbano), dois programas de grande envergadura com obras de infra-estrutura nos municípios (rodovias estaduais, municipais, aeroportos, entre outros).
Também ficará sob a orientação de Cezar Silvestri o Promap (Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para os Municípios), o Recap (Programa Recuperação Asfáltica de Pavimentação), o PTE (Plano de Transporte Escolar), o FDU (Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano e o Pac da Mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba / Copa 2014.
A Sedu ainda participa da administração das Regiões Metropolitanas de Curitiba (Comec), Londrina (Comel), Maringá (Comem), a Coordenadoria da Microrregião de Cascavel (Comic) e o Conselho de Cidades (ConCidades).