Uma sessão solene que contará com a presença do governador Beto Richa nesta terça-feira (1°), na Assembleia Legislativa do Paraná, empossará os 54 deputados eleitos em 2010. A sessão começará às 14h30, no Plenário da ALEP.
Na nova legislatura. Guarapuava voltará a ter dois deputados depois que Fernando Carli Filho renunciou ao cargo para escapar de uma cassação de mandato. Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB) foi reeleito e Cesar Silvestri Filho (PPS-foto) estreia na Assembleia. Após da posse dos deputados, incluindo Durval Amaral e Luiz Cláudio Romanelli, qu foram nomeados secretários de Estado pelo governador Beto Richa. Ambos assumem e, posteriormente, se licenciam do cargo dando lugar aos suplentes. De acordo com o Regimento Interna da Casa, o presidente Nelson Justus cumpre um dos últimos atos do seu mandato que é empossar os novos deputados. Estes deverão apresentar o certificado concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que reconhece a eleição, além de documentos pessoais. Dois deputados serão convocados para secretariar a sessão. Em seguida o primeiro secretário faz a chamada nominal dos deputados que farão, individualmente, o juramento. Eles vão prometer manter, defender e cumprir a Constituição brasileira e do Estado, observar as leis, desempenhar lealmente o mandato que lhe foi confiado pelo povo do Paraná e promover o bem do Estado.
Após a posse, os parlamentares deverão eleger a nova mesa diretora da Assembleia. A expectativa é de que apenas a chapa encabeçada pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB) seja inscrita.
O ano legislativo começa na quarta-feira (2), às 15h30.