O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) foi convidado a participar de um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Copel para democratizar o acesso à internet em todo o Paraná e levar internet de banda larga de forma gratuita a todos os paranaenses. Nesta segunda-feira (21), o parlamentar apresentou a proposta aos demais deputados durante discurso na Assembleia Legislativa do Paraná.
O convite dos órgãos do governo partiu em função do interesse do parlamentar pelo assunto. Em 2008, quando Cesar Filho foi candidato à prefeitura de Guarapuava, o projeto Cidade Digital foi uma das bandeiras da campanha.
Durante seu discurso, Cesar Filho citou outras cidades do Paraná, inclusive de pequeno porte, que já desenvolveram programas municipais para popularizar a rede mundial de computadores. “O objetivo é transformar esta iniciativa em uma política de Estado”, destacou o deputado.
O projeto estadual, que ainda está em fase embrionária, deve atender a duas frentes: oferecer condições para que as próprias prefeituras possam melhorar a estrutura administrativa municipal e ainda dar condições para que levem a internet à população, gratuitamente.
Depois de concluídos os estudos de viabilidade técnica e financeira, o projeto será apresentado ao governador Beto Richa. “O Paraná estará na vanguarda brasileira. Hoje, pouco mais de 200 municípios disponibilizam internet à população”, comentou.
Política
Cesar Filho defende a democratização do acesso à internet no Paraná
- Por Cristina Esteche
- 21/02/2011