22/08/2023



Política

Cesar Filho pede que região de Guarapuava seja prioridade da SETP

O deputado estadual Cesar Filho (PPS) defendeu uma maior atenção por parte da Secretaria do Trabalho para com a região de Guarapuava. Foi durante a posse do ex-vereador Osdival Gomes da Costa na chefia regional da Secretaria em Guarapuava nesta quinta-feira (24).
“Se o Paraná cresceu economicamente, vivemos numa região diferenciada onde há muita dificuldade para a geração de empregos, pois por uma série de questões históricas não promovemos a diversificação de atividades”, afirmou o deputado. Cesar Filho lembrou que a região tinha como base da economia a produção madeireira, setor que vem sendo fragilizado anualmente e hoje fragilizado principalmente entre as empresas fabricantes de compensados e serrados, que tinham nos EUA o principal mercado. Desde 2006, quando o mercado imobiliário norte-americano começou a dar sinais de desaceleração, as vendas de madeira caíram e o setor quase não consegue se recuperar.
“Precisamos criar mecanismos para reverter esse cenário, principalmente, atraindo novas indústrias. Sabemos que isso não se consegue num estalar de dedos e nem por decreto. Mas uma das alternativas nós já temos que é a retomada do crescimento econômico do País”, afirmou. O deputado observa que é preciso correr atrás das alternativas que hoje são oferecidas pelo Paraná e a principal delas é a qualificação da mão-de-obra.
Não podemos, porém, ficar restritos à parcerias com entidades empresariais, mas também integrar o que o Estado já possui que é a rede de ensino. Precisamos agregar o ensino profissionalizante ao currículo escolar, pois além de oferecer uma profissão aos jovens, trata-se de um estímulo contra a evasão escolar na faixa entre 15 e 16 anos”, defende.
O deputado levantou também a necessidade de um “bom diagnóstico” regional no Paraná para a oferta de cursos que de acordo com a vocação de cada região.
“Só assim os jovens serão inseridos no mercado de trabalho, terão menor remuneração e não vão sair do seu território para se aglomerarem na periferia de cidades vizinhas e de maior porte”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo