O projeto de extensão Numame, do Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno, desenvolvido na unidade escola de enfermagem do campus Cedeteg da Unicentro, lançou a campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano. A campanha é para atender a alta demanda dos frascos para o armazenamento do leite.
De acordo com a coordenadora do projeto e professora do departamento de Enfermagem da Unicentro, Isabella Schroeder Abreu, o Numame busca promover a educação em saúde sobre a prática do aleitamento materno. Além disso, também atua na coleta de leite humano. O projeto é unidade parceira do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava.
Ademais, o Numame também acompanha e faz orientações sobre o aleitamento materno para mulheres em processo de lactação. Sobre a campanha, Roberta Rossa, uma das coordenadoras do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, ressalta a importância das doações.
Ela explica que a preferência se dá por vidros médios com tampas de plástico. Isso porque cabem mais facilmente nos congeladores das mães doadoras. “Frascos de vidro com tampa de plástico são a forma mais adequada para se armazenar o leite materno. Estes são resistentes às variações de temperatura”.
PONTOS DE DOAÇÃO
A campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano segue por tempo indeterminado. Os pontos de doação estão distribuídos na direção do Campus Cedeteg e no Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF), da Vila Carli.
Por fim, após a doação, os frascos serão recolhidos, esterilizados e enviados ao Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo.
Leia outras notícias no Portal RSN.