O Paraná recebe hoje (8) 132.050 doses de vacinas da Janssen contra a covid-19. Este é primeiro lote farmacêutico da Johnson & Johnson, integralmente destinado à dose reforço (DR). Conforme o informe técnico do Ministério da Saúde, as doses são para o reforço da população de fronteira internacional (91.150) e a população de rua (9.550). Assim como para parte da população adulta (31.350).
Além dos imunizantes da Johnson & Johnson, devem chegar ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, mais 107.640 doses da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech. O voo chega às 13h50. Por fim, ao todo, o estado receberá 239.690 vacinas neste lote. Contudo, a remessa da Pfizer ainda não tem destinação definida pelo Ministério da Saúde.
PARA QUEM É RECOMENDADA A 2ª DOSE?
Recomenda-se a dose de reforço, nesta caso a 2ª dose, às pessoas que tenham tomado o imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo chegar até seis meses. A dose reforço será com o mesmo imunizante, com exceção de mulheres que tenham tomado a Janssen e que, neste momento, estejam grávidas ou no período de puerpério. Nestes casos recomenda-se a utilização do imunizante da Pfizer.
Leia outras notícias no Portal RSN.