O filho caçula do prefeito Fernando Ribas Carli, Bernardo, assume a vaga do deputado Osmar Bertoldi (DEM), nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná. Bertoldi pediu licença por quatro meses para viagem aos Estados Unidos. Por meio de sua assessoria de imprensa o democrata disse à RSN que solicitou à Assembleia Legislativa do Paraná licença para tratamento de saúde. "Não procedem as notícias dando conta de que meu afastamento se daria para participação em cursos no exterior", afirmou. Bertoldi disse também que não cabe a ele a escolha do suplente. "Trata-se de uma decisão do eleitorado e, por isso, não tenho qualquer comentário a fazer a respeito", ,limitou-se.
Bernardo é o segundo suplente da coligação que reuniu o PSDB, o PP, o DEM, o PTB e o PRB nas eleições de 2010. Obteve 33.645 votos.
De acordo com uma decisão recente do Tribunal de Justiça do Paraná, a vaga deve ficar com o suplente do partido e não da coligação. A decisão já beneficiou o deputado Gilberto Martin (PMDB) que assumiu a cadeira deixada pelo secretário do trabalho Luiz Cláudio Romanelli. Com isso, o suplente da coligação Élton Welter (PT) teve que deixar a Assembléia. A vaga ainda é disputada na justiça.
No caso de Bernardo, ainda há a possibilidade de o suplente do DEM, o vereador de Curitiba Sabino Picolo (DEM), reivindicar a vaga. No entanto, ele disse que não tem interesse em deixar o cargo na Câmara Municipal neste momento.