22/08/2023
Guarapuava Saúde

Se tiver sintomas, não esqueça: antes de sair de casa, fale com a ‘Sara’

Falando com a assistente virtual você evita aglomerações e horas de espera nas UPAS, é atendido na hora dentro do que você necessita

SARITA

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Por volta das 14h desta quarta (19) um total de 188 pessoas aguardavam atendimento nas três Upa’s em Guarapuava. Conforme o aplicativo ‘Fala Saúde’, a maior demanda estava na Upa Batel com 92 pacientes na fila. Outros sete esperavam acolhimento (pré-consulta) e dois médicos estavam atendendo.

Já na Upa Trianon, com 63 pessoas na fila de espera, quatro médicos faziam o atendimento. Outras três esperavam a pré-consulta contra nove na Upa Primavera. Nesta unidade 33 pacientes esperavam consulta e dois médicos cumpriam a escala.

Entretanto, a maioria dessas pessoas não precisava estar nas Upas’s. Conforme informações de profissionais dessas unidades, a maioria continua apresentando sintomas gripais. Ou seja, poderia receber atendimento médico nos postos de saúde do bairro onde moram. Todavia, isso não ocorre. Em conversa com o Portal RSN, um dos médicos contou que surgem as mais diferentes doenças.

Um paciente ficou muitas horas esperando e quando chegou até mim disse que estava com doença sexualmente transmissível. Casos como esse, que não devem receber atendimento nas Upa’s, ocorrem rotineiramente. 

De acordo com a saúde, há uma dificuldade de entendimento por parte da população.

As Upa’s são para urgência e emergência. Ou seja, para pacientes que chegam com risco de morte. Mas as pessoas em geral lotam as Upa’s, ficam horas e horas esperando. Gera desconforto total.

Na busca de agilizar o atendimento à população, por causa da covid-19 e do surto da Influenza H3N2, a administração municipal trouxe a ‘Sara’. Na ativa desde a segunda (17) a nova plataforma se une ao ‘call center’. Pelo 0800 e pela assistente virtual que poder ser acionada no site da Prefeitura, está havendo agilidade na triagem dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19. Além do atendimento de casos da gripe e do monitoramento de pacientes contaminados.

Conforme a Saúde, após receber as informações do paciente, a ‘Sara’ encaminha os dados automaticamente para a equipe do ‘call center’. Este faz a marcação de exames. Além disso, encaminha para consultas, se houver necessidade. Conforme a Saúde, a coleta para os testes estão ocorrendo no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes.

TESTES AGENDADOS

Somente nessa terça (18) foram agendados cerca de 500 testes. O Município recebeu 10 mil testes do Governo do Estado, tendo aplicado mais de duas mil. Outros 15 mil kits estão sendo adquiridos nos próximos dias. Os exames coletados no Joaquim Prestes usam o antígeno para identificar a contaminação pelo coronavírus.

A assistente virtual fica disponível para contato 24 horas e não tem limite de usuários. Assim, todos recebem monitoramento ao mesmo tempo. Já o atendimento do ‘call center’, para encaminhamento das demandas, continua das 8h às 22h. Além disso, o sistema é alimentado com as informações e permitirá gerar estatísticas mais precisas e completas que ajudam a entender a dinâmica da pandemia na cidade.

CADASTRO

No site, após aceitar a política de privacidade, é necessário digitar o CPF, o nome completo e o telefone para contato. Depois, é só responder as perguntas como: Você testou positivo para covid-19 nos últimos 10 dias? Você tomou a vacina contra covid-19? Apresentou febre com temperatura igual ou maior que 37,8ºC? Você teve contato com algum caso provável ou confirmado de infecção por coronavírus nos últimos 14 dias? Além disso, a pessoa deve indicar se faz parte de grupo de risco.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.