22/08/2023
Política Região

Primeiro trecho entre Mato Rico e Pitanga está liberado

São 10 quilômetros de pavimentação da PR-239, equivalente a 23% da obra completa. O investimento até o momento foi de R$ 23 milhões

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Estrada beneficia a Região Central do Paraná (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Já está liberada a pavimentação asfáltica do primeiro trecho Mato Rico e Pitanga. São 10 quilômetros de pavimentação da PR-239, equivalente a 23% de execução da obra completa. O investimento até o momento foi de R$ 23 milhões.

A entrega à comunidade ocorreu nessa quinta (3) com a presença do governador Ratinho Junior. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes se juntou a Mailcol Calegari (Pitanga) e Edelir de Jesus Ribeiro da Silva (Mato Rico) na solenidade.

De acordo com.a Seil, o trecho completo entre os dois municípios possui 43,15 quilômetros de extensão. Conforme o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) a entrega está prevista para dezembro de 2022. O investimento total do Governo do Estado para a construção da rodovia é de R$ 89,4 milhões.

De acordo com o governador, a obra é esperada há mais de 30 anos pelos moradores da Região, que concentra cerca de 32 mil habitantes em Pitanga e 3,2 mil em Mato Rico.

“São gargalos que tratamos como prioridade, para resolver de vez o problema. É assim aqui nessa rodovia, na Estrada Boiadeira, em Umuarama, ou com a segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu. Sempre se ouviu a promessa, mas só agora estão saindo do papel”.

Autoridades prestigiam a abertura da pavimentação (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Sob a visão do prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, a obra deverá transformar a Região. “Com a rodovia pavimentada há uma mudança no panorama de desenvolvimento local, que terá mais facilidade para escoar a produção, retirar o leite das propriedades e garantir a segurança dos motoristas no trajeto”. Conforme o prefeito, essa será também uma das principais rotas de Campina Lagoa, Altamira em direção a Mato Rico, Barra Bonita e Pitanga.

PROJETO

A rodovia entre Pitanga e Mato Rico será composta por pista simples, com largura de 3,5 metros e acostamentos de 1,3 metros. Conforme a Seil, serão 14,84 quilômetros de terceiras faixas distribuídos em oito segmentos. O valor da obra inclui os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, paisagismo, melhorias ambientais e desapropriação.

Também estão previstas duas interseções em nível. Uma delas é no início da rodovia, na saída de Pitanga, fazendo uma variação com relação ao desenho original da estrada. O trecho foi deslocado em 450 metros do local original para integrar a nova PR-239 ao trevo que liga as estradas PRC-466 e PR-460, no sentido Guarapuava.

Já a segunda interseção permite o acesso à Pitanga por meio da estrada existente ao final da primeira variante, aumentando a segurança na entrada do município. No projeto executivo, há outros quatro pontos de variação com relação à estrada atual. O novo desenho prevê a diminuição de curvas existentes. As intervenções são nos seguintes trechos: km 6,8 ao km 8; km 20,1 ao km 22; km 23 ao km 24 e km 35,2 ao km 36,8.

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Cristina Esteche

Jornalista

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