A Prefeitura de Guarapuava entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Planalto reformada para a população nesse sábado (16). Dessa forma, os moradores do bairro Vila Bela já podem contar com o novo espaço a partir de segunda (18).
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, houve uma reformulação da estrutura que, além de reformada, também foi reorganizada. “Com a obra, o espaço possibilitará um novo ambiente para os servidores que atuam no local e aos usuários do sistema de saúde, com objetivo de garantir um atendimento digno e de qualidade”.
Com a obra, a UBS Planalto ganhou mais 116 metros quadrados para a nova central de esterilização de materiais, salas de vacinação e reuniões e novos consultórios. Bem como, vestiários, lavanderia e almoxarifado. Além disso, novos equipamentos chegaram recentemente. O prédio também passou por pintura interna e externa.
De acordo com o prefeito Celso Góes, houve um aumento de 50% do tamanho da UBS. Por isso, segundo ele, não é apenas uma reforma, mas “uma nova UBS” que teve acabamentos com “produtos de qualidade”.
O número de consultórios médicos também é maior. Isso vai dar mais conforto para a equipe que trabalha aqui, e, principalmente para a população da Vila Planalto, que precisa dessa UBS para suprir suas demandas.
REORGANIZAÇÃO
Segundo a Secom, houve a reorganização de toda a estrutura interna para melhorar o fluxo de atendimento. Além disso, a nova área para estacionamento disponibiliza vagas para deficientes físicos e idosos. Na ocasião, o secretário de saúde Jonilson Pires falou sobre os novos projetos da secretaria. “Há o processo de credenciamento de mais médicos, temos a saúde digital e isso tudo só soma para melhorar o atendimento de todos da comunidade”.
MELHORIAS
A revitalização da UBS é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Centro Universitário Campo Real. O projeto incluiu ainda, a troca do telhado e identificação dos setores. A obra, além de beneficiar a comunidade e servidores, vai proporcionar um local mais adequado para as atividades práticas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de medicina.
Conforme o pró-reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva, a parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino surgiu a partir do momento que abriu o curso de medicina na cidade. Assim, para o professor, o objetivo em comum é melhorar a rede de saúde pública.
Com isso, acreditamos que podemos melhorar o atendimento na nossa comunidade. Desta forma, surgiu a ideia da ampliação e reforma de algumas UBS’s. A Secretaria de Saúde fez um mapeamento regional de onde seria necessário melhorar as condições dessas unidades e a parceria resultou no que todos podem ver hoje aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.