O deputado Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (06) para convocar os parlamentares a apoiar a industrialização do interior do Paraná, a partir do interesse da Cargill em se instalar no Estado. Citando as vantagens logísticas, agrícolas, ferroviárias e rodoviárias de Guarapuava, uma das três cidades sondadas pela empresa norte-americana – ao lado de Ponta Grossa e Castro –, Cesar Filho destacou a necessidade de estimular a vinda de novos empreendimentos para cidades que estão fora dos grandes centros.
Entre os diferenciais de Guarapuava citados pelo parlamentar está a competitividade na produção de milho, principal matéria prima da Cargill. “Guarapuava tem um dos melhores índices de produção de milho do Brasil, equiparado ao cinturão do milho americano, e isso sem os mesmos investimentos em tecnologia e irrigação adotados nos Estados Unidos”, exemplificou.
De acordo com o parlamentar, “seria um grande desperdício” esse investimento ser feito em outro local que não Guarapuava. “Não é meu objetivo estimular uma concorrência desleal, autofágica com outros municípios, mas é importante demonstrar ao Governo e à empresa Cargill que este é o grande momento de colocar em prática o discurso da interiorização da industrialização do Paraná”, enfatizou, lembrando que, dessa forma, Guarapuava passará a ter os mesmos atrativos industriais que os municípios da Região Metropolitana e dos Campos Gerais.