A Receita Federal paga nesta sexta (30), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. Será pago o valor para aproximadamente cinco milhões de contribuintes que fizeram a declaração. Além disso, o lote contempla também restituições de anos anteriores.
Conforme a Agência Brasil, a restituição vai ser paga na conta ou na chave Pix tipo CPF que o contribuinte informou na declaração do Imposto de Renda. Caso a Pessoa Física não esteja na lista de pagamento, será preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o estrato da declaração. Dessa maneira, se houver pendência pode enviar declaração retificadora e aguardar próximo lote.
De acordo com as informações, ao todo são 5.138.476 contribuintes. Desses, 3.490.513 informaram a chave Pix, que tem prioridade de recebimento, ou usou declaração pré-preenchida. Serão R$ 7,5 bilhões pagos pela Receita Federal.
Por fim, os demais contribuintes têm prioridade legal, entre eles estão 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 entre 60 e 79 anos, 70.589 com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 468.889 contribuintes que têm a maior fonte de renda o magistério.
(*Com informações da Agência Brasil)
Leia outras notícias no Portal RSN.