22/08/2023
Educação Política Região

Oposição e professores vencem ‘round’ contra Berto Silva

Berto Silva voltou atrás e anunciou acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Laranjeiras do Sul para rever perdas percentuais

Berto Silva, prefeito de Laranjeiras do Sul (Imagem: Facebook/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

Os vereadores Juvinha Viola, Rodrigo Scheis e Halisson Zanotelli Galvan conquistaram uma vitória contra o prefeito Berto Silva (PSD) e os oito vereadores da situação, em Laranjeiras do Sul. Ambos são autores de mandado de segurança, acatado pela Justiça, para impedir que professores e professoras municipais saiam prejudicados.

A categoria estava prestes a perder direitos, caso a proposição do prefeito Berto Silva fosse mantida na pauta de votações. No entanto, a defesa da oposição em apoio à categoria, foi rápida e certeira.

Fizemos valer o Regimento Interno da Câmara, em relação à tramitação correta do Projeto de Lei n° 038/2023, de autoria do Poder Executivo. O Juízo da Unidade Regionalizada de Plantão da Comarca de Laranjeiras do Sul deferiu a liminar suscitada no mandado de segurança.

O projeto reformula o Plano de Cargos e Carreiras mutilando direitos conquistados e excluindo cerca de 150 profissionais do magistério. De acordo com sindicalistas, esse corte atinge, principalmente, serviços gerais, merendeiras e professores da Apae cedidos pelo município à entidade. A votação estava prevista na ‘Ordem do Dia’  de duas sessões extraordinárias convocadas para às 8h desta quinta (21).

Conforme a decisão judicial, houve a suspensão das sessões extraordinárias, caso a votação do Projeto de Lei 38, de 2023, seja a única questão a ser debatida. Porém, a pauta de votações inclui a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, hoje departamento da Secretaria de Governo.

ACORDO

(Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito Berto Silva anunciou pelo perfil dele em redes sociais, às 13h15 desta quarta (20), que a administração e o Sindicato dos Servidores Públicos fizeram um acordo. Conforme o prefeito, ele acolheu “integralmente as sugestões acerca do plano de carreira dos professores”. Berto Silva disse também que fará uma emenda no documento previamente enviado à Câmara para ajustar os valores percentuais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo