As propostas apresentadas pelos candidatos a prefeito para o desenvolvimento econômico de Guarapuava passa, principalmente, pela geração de empregos. Mas para que isso ocorra, prevê-se a atração e a ampliação de empresas, pesquisas, incremento do aeroporto e oferta de novos horários de voos, entre outras. Confira um resumo do plano de cada candidato.
ANTENOR GOMES DE LIMA (PT)
Progrid é o nome dado pelo candidato Dr. Antenor (PT) ao programa que está sendo proposto para a industrialização e o desenvolvimento econômico de Guarapuava. A atração de novas indústrias, incentivo ao comércio, geração de empregos e fortalecimento do agronegócio, são prioridades no planejamento do candidato, que tem como vice, o também médico Antonio Araújo. Surge também o Conselho Ampliado de Desenvolvimento com a união do setor produtivo em torno de um projeto comum de crescimento.
Uma das propostas que se destaca é a implantação de um Porto Seco na BR-277, que servirá para melhorar a logística de exportação e facilitar o fluxo de mercadorias na Região. A Cidade industrial AgroTech é outra proposta e destina-se à pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para o agronegócio. A proposta também inclui a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para facilitar a comercialização de produtos agrícolas no mercado externo. E tem ainda o ‘Envolve’, iniciativa para estreitar as parcerias entre universidades e indústrias, e terminal de carga no Aeroporto.
Acesse AQUI o Plano de Governo para esse setor.
CELSO FERNANDO GÓES (CD)
Candidato à reeleiççao, Celso Góes (CD) traz como carro-chefe para o desenvolvimento econômico de Guarapuava a ampliação da oferta de cursos de qualificação de mão de obra; prospecção de ações da Agência do Trabalhador; a criação de um selo de reconhecimento e premiação das empresas que contratarem menores aprendizes. De acordo com o Plano de Governo, o Aeroporto Regional de Guarapuava deve aumentar a frequência de voos ofertados; atrair novas companhias aéreas, entre outras melhorias.
Conforme a proposta, a indústria, comércio e serviços vão contar com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Lei nº 3335/2022), contemplando incentivos fiscais; ao primeiro emprego; emprego de novas tecnologias que otimizem a automação do setor produtivo, de forma sustentável. Assim como, melhorias de infraestrutura das áreas industriais; ampliação de parques industriais. Além de políticas públicas de apoio e incentivo a empresas de base inovadora e políticas públicas de fomento e apoio à geração, manutenção e desenvolvimento de empresas locais de base tecnológica.
Acesse AQUI o Plano de Governo para esse setor.
DENILSON BAITALA (PL)
O candidato a prefeito pelo PL, Denilson Baitala disse que pretende promover um ambiente estimulador de negócios. De acordo com Baitala, a viabilidade vai ser com o incentivo da geração de empregos, gerando, segundo ele, reflexos positivos para a economia local. A promoção de estudos sobre a possibilidade de desonareação de micro e pequenas empresas também está prevista no Plano de Governo de Baitala. Sem, entretanto, desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Em outro ítem, o candidato observa a importância de reduzir e de simplificar a burocracia para a abertura e fechamento das empresas. Fala também que essa ação vai também ser viável para a regularização de alvarás. Além dessas propostas, há ainda o apoio a empreendedores individuais e startups.
Acesse AQUI o Plano de Governo para esse setor.
SAMUEL RIBAS ABREU (UNIÃO)
Incentivos fiscais para empresas que desejem investir em Guarapuava e a reforma Tributária Municipal são prioridades na possível administração de Samuel Ribas Abreu. Ele prevê também uma infraestrutura adequada nas estradas rurais para o escoamento das safras, adequação e ampliação do Aeroporto Regional. Um programa de apoio voltado aos MEI’s, micro e pequenos empreendedores, com capacitação profissional, cursos de gestão e uma linha exclusiva de crédito também são propostos pela candidato.
Samuel Ribas defende ainda a promoção de eventos e feiras comerciais. Conforme as propostas, na área de inovação tecnológica, surge o fomento a parcerias com universidades públicas e privadas, criação de um fundo municipal de inovação, unificação do Celeiro Regional de Inivação e Tecnologia. Além disso, há também a construção de um novo parque industrial, aplicação de práticas sustentáveis nos prédios públicos, readequação e equilíbrio das contas públicas, entre outras aividades e programas.
Acesse AQUI as propostas do candidato para esse setor.
Leia outras notícias no Portal RSN.