22/08/2023
Política

Richa sanciona projeto de Cesar Filho que homenageia suábios

imagem-31604

• Por Rogério Thomas

O governador do Paraná, Beto Richa, sancionou hoje, quarta-feira (19), o projeto de lei de autoria do deputado Cesar Silvestri Filho (PPS), que homenageia os suábios do distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A sanção foi realizada durante evento da Cooperativa Agrária, na colônia Entre Rios.

O projeto de Cesar Filho (PPS) insere no calendário turístico oficial do Estado, no ano de 2012, a data comemorativa pela chegada dos suábios ao Paraná. Essa data será celebrada entre os dias 4 e 8 de janeiro do próximo ano, no distrito de Entre Rios, município de Guarapuava.

O parlamentar já teve aprovado anteriormente outro projeto homenageando esses imigrantes. Aquela proposição institui no âmbito do Estado o Ano do Sexagenário da Imigração e Colonização Suábia no Brasil – denominação dos alemães provenientes da região do Rio Danúbio.

Em janeiro de 2012 a comunidade suábia instalada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, comemora as seis décadas de permanência da comunidade no país.

História

As cerca de quinhentas famílias que chegaram ao Brasil no início dos anos 50, em busca de novas oportunidades, acabaram se fixando em Guarapuava. Esse povo deixou a Europa após a Segunda Guerra Mundial e se instalou em países como Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Brasil. “Eles formaram uma importante comunidade aqui no Paraná e hoje são responsáveis por uma das mais lucrativas cooperativas do país, a Cooperativa Agrária. Além de valorizarem nosso Estado, eles ajudaram a movimentar a economia local, gerando emprego e renda para pessoas de fora da comunidade”, destaca Silvestri Filho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo