O deputado federal André Vargas PT cumpre uma maratona de encontros políticos na região. Na manhã desta quinta-feira, dia 22, em Guarapuava, o petista confirmou a candidatura do vereador Antenor Gomes de Lima a prefeito nas eleições municipais deste ano e anunciou que o PT vai investir na candidatura do vereador. “Guarapuava é um cidade prioritária para o PT porque tem televisão e, principalmente, porque temos dados onde o Antenor passa dos dois dígitos. Isso mostra que o candidato tem potencial. O partido em nível estadual vai cuidar da campanha junto com o Antenor. Viemos estimular essa conversa”, disse André Vargas.
Para o deputado, ao contrário do que se acontece tradicionalmente no município, as eleições não serão polarizadas entre dois candidatos, no caso entre os pré-candidatos Cesar Silvestri Filho (PPS) e Fábio Martins Ribas (PP).
“O Cesar Filho tem todas as chances, mas fora disso, todo mundo está nas mesmas condições e isso favorece o PT,” disse André Vargas.
De acordo com o parlamentar, a candidatura petista possui muito espaço no pleito deste ano.
“O Antenor está disposto a ser o próximo prefeito de Guarapuava, tem decisão e possui um espaço muito grande para ocupar,” avalia. André Vargas se baseia na votação feita pela atual presidente da República Dilma Roussef e pelos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal. “A presidente Dilma foi muito bem votada aqui e trouxemos para cá um campus da Universidade Tecnológica Federal. Isso vai marcar a história de Guarapuava pelos próximos 100 anos. Temos a Universidade Fronteira Sul em Laranjeiras do Sul e o Instituto (tecnológico federal) em Pitanga. Formou-se um triângulo na área da ciência e tecnologia na região e isso vai ser levado em conta,” afirma. Outro argumento do deputado a favor do sucesso da campanha eleitoral de Antenor é que 70% das obras que estão sendo executadas em Guarapuava são com recursos federais.
André também não poupa farpas contra o governador do Paraná, Beto Richa. “Eu só vejo o Richa inaugurar obras do Governo Federal”, emendou.
COMPOSIÇÃO
Três partidos estão na mira do PT para possível composição em 2012: o PDT, o PHS e o PC do B. De acordo com André Vargas, porém, a maior possibilidade hoje é com o PDT, partido que ocuparia a vaga de vice numa dobradinha com Antenor.
“Conversei ontem (22) com o senador Osmar Dias, por telefone, e ele mostrou disposição em conversar, embora tudo dependa das questões locais”, ponderou.
Segundo o deputado, hoje o PT do Paraná está muito mais próximo da cúpula pedetista do que do próprio PMDB, partido que ocupa a vice presidência (Michel Temer) no Governo Dilma. “A natureza política está nos levando a ficar mais próximos do PDT. Temos um bom relacionamento com o Artagão Junior (deputado estadual), mas aqui não sabemos qual rumo os peemedebistas vão tomar”, afirmou.
O PP do prefeito Fernando Ribas Carli, embora seja um partido que componha a base do Governo Dilma, está descartado em Guarapuava. “Vamos compor com o PP porque se temos um candidato melhor e mais comprometido do que o deles?” questionou, referindo-se ao advogado Fábio Martins Ribas.
De acordo com André Vargas, ainda não está claro quem será o adversário do deputado estadual Cesar Filho. “O Antenor é um bom nome também porque fica fora da dicotomia das famílias tradicionais” observou.