Neste sábado, dia 07, é o último dia para que os agentes públicos que se serão candidatos a vereador ou a prefeito se desincompatibilizem do cargo.
De acordo com a Justiça Eleitoral, devem deixar o cargos quem seja secretário municipal; dirigente de qualquer autarquia, fundação ou empresa pública ou sindical; chefe de Gabinete; defensor público; autoridade policial, militar e civil; delegado; funcionários do Fisco; interventor federal; magistrado; membro do Ministério Público e Tribunal de Contas; ministro do Estado; presidentes de Associações Municipais; reitor de Universidade; superintendentes e vice-presidentes de associações municipais.
Em Guarapuava, o prefeito Fernando Ribas Carli deve exonerar os secretários municipais Milton Roseira Junior (Agricultura), Pablo de Almeida (Esportes e Recreação), Fernando Alberto dos Santos (Surg), Mauro Claudio Temoscho (Indústria e Comércio), Cosme Stimer (Gabinete).
Ainda não há nenhuma informação oficial de quem susbtituirá os secretários exonerados. Informação extra-oficial, mas de fonte ligada estreitamente ao gabinte do prefeito, diz que o novo diretor-presidente da Surg será o engenheiro civil Sandro Alex Valera. Na Secretaria de Esportes e Recreação um dos nomes fortes é o do professor de Educação Física, Eliel Linhares.