O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) confirmou nesta segunda-feira (02), a assinatura do Convênio entre Hospital São Vicente de Paulo e a Secretaria de Saúde do Paraná para a implantação do Banco de Leite Humano em Guarapuava. “Essa era uma antiga reivindicação da sociedade guarapuavana, por isso lutamos por essa conquista”, comenta Cesar Filho que também reconhece a decisiva participação do Grupo Soroptimista que organizou campanhas que arrecadaram materiais e recursos para a reforma e readequação física do local.
Desde abril do ano passado foram feitas ações para a construção do banco de leite que já tem sua sede instalada no Hospital São Vicente de Paulo, mas por falta de melhor estrutura, ainda não estava em funcionamento. Agora, através do Programa Mãe Paranaense, a Secretaria de Saúde vai investir R$ 84 mil na compra do mobiliário e equipamentos para retirada, armazenamento e processamento do leite humano. Para o chefe da 5ª Regional de Saúde a implantação de um Banco de Leite no município é essencial, já que pretende combater a mortalidade infantil. “A implantação de um Banco de Leite em Guarapuava vem suprir a carência daquelas crianças que ficam desatendidas pela falta de leite, já que temos muitas mães que nos procuram com excesso de leite que não pode ser aproveitado porque não conseguimos armazená-lo”, explica Vinícius Traiano.
O Projeto do Banco de Leite de Guarapuava nasceu há aproximadamente nove anos, através da soma de esforços e parceria entre a Organização Soroptimista de Guarapuava, Secretaria de Saúde, Hospital São Vicente de Paulo e 5ª Regional de Saúde. “A Secretaria de Saúde colocou Guarapuava como prioridade para receber o Banco de Leite, já que o município registra altos índices de mortalidade infantil”, lembra o chefe da 5ª Regional de Saúde.
Segundo o deputado Cesar Filho, esta é mais uma conquista que o município de Guarapuava consegue com o Governo Beto Richa. “Esse foi um dos primeiros pleitos que nos foi solicitado pelo Grupo Soroptimista através da 5ª Regional da Saúde e agora, com o Mãe Paranaense, fomos contemplados com esses recursos para concretizarmos a implantação do Banco de Leite que é de extrema importância pois servirá como instrumento para auxiliar na diminuição da mortalidade infantil e desnutrição da população mais carente de Guarapuava”.
Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho