O plano de governo elaborado pelo candidato a Prefeito da coligação Guarapuava Cada Vez Melhor (PP-PSDB), Fabio Martins Ribas, lista uma série de ações que irão incentivar a geração de emprego e renda no Município. Entre as iniciativas que serão encampadas pelo poder público municipal está o Programa Guarapuava Primeiro Emprego.
Fabio conta que o objetivo do projeto é conceder incentivos fiscais aos empresários que contratarem jovens sem experiência profissional. “O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social organizará, junto com a Prefeitura, um cadastro de jovens em busca do primeiro emprego. Em seguida, o Conselho ajudará a estipular o número de jovens que as empresas participantes do programa poderão contratar”, afirma o candidato.
Segundo Fabio, as empresas que mantiverem os jovens durante 12 meses terão direito aos benefícios do programa. “Ao manterem esses jovens, os empresários receberão um crédito mensal por jovem contratado, equivalente até 40% do salário mínimo em vigor neste período. Passados os primeiros 12 meses, as empresas poderão utilizar esses créditos para o abatimento de impostos e taxas como IPTU, ITBI, alvará, entre outros”, explica.
Para Fabio, o Programa Guarapuava Primeiro Emprego trará vantagens tanto para os empresários quanto para os jovens guarapuavanos. “Os benefícios concedidos pelo programa são uma maneira de apoiar os empresários que investem na força de trabalho dos guarapuavanos e dão oportunidades aos nossos jovens”, declara Fabio.
O Conselhão
Implantado pela Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social será formado por representantes de diversos segmentos da sociedade guarapuavana. O Conselhão irá debater e informar ao poder público o pensamento da sociedade guarapuavana sobre o seu próprio desenvolvimento.
Medidas de incentivo ao empresário
Além do Programa Guarapuava Primeiro Emprego, a Prefeitura irá implantar outros projetos de incentivo empresarial como o Programa Permanente de Estímulo ao Desenvolvimento e Expansão de Microempresas, que irá atender microempresas já instaladas ou que pretendem se instalar no Município.
Com informações da assessoria do candidato.