22/08/2023



Política

Vereador mais votado em LS credita a votação à sua fé em Bom Jesus

imagem-44131

No dia 1º. de janeiro de 2013 o vendedor de sorvetes Silvano Pereira troca as ruas da cidade de Laranjeiras do Sul por uma das cadeiras no legislativo Municipal. Campeão nas urnas com 1329 votos, o equivalente a 7,14% dos votos válidos, o que o coloca como primeiro no ranking nacional em percentual, Silvano Pereira, 60 anos, é o exemplo de que se pode vencer sem gastar praticamente nada. “Gastei só R$ 400,00 para comprar uma caixinha de som e colocar na bicicleta. A bandeira do meu partido, o PT, minha mulher bordou dos dois lados e foi sucesso”, diz à REDE SUL DE NOTÍCIAS, em Guarapuava.

Feliz e um pouco assustado com o assédio que vem recebendo por parte da imprensa – “até a RPC foi atrás de mim”-, comenta, ele se considera uma pessoas conhecida em Laranjeiras do Sul, principalmente, pelos conselhos que dá às crianças. “Na entrada da escola digo que elas devem estudar, na saída que devem ir para casa e obedecer os pais”, afirma.

Silvano estudo até a quarta série do ensino fundamental. Mesmo assim, já foi professor numa escolinha do interior quando Candói – onde residida- ainda era distrito de Guarapuava. “O prefeito era o Nivaldo Kruger e eu morava na Colonia São João Batista. Dava aulas numa escolinha feita de taquara com banco que eu mesmo fiz. Até que um dia a escola queimou, mas aí na Prefeitura de voc6es deve ter o meu histórico”, conta com orgulho. “Agora quero ajudar as pessoas de outra forma”, afirma.

Sem se importar com o que muitas pessoas diziam durante a campanha  que ele não pegaria votos por não ter dinheiro e nem propaganda, Silvano nunca desanimou, pois tinha a certeza de que seria eleito. “Quando pediam santinho eu dizia que a propaganda era eu. Não tive nenhum santinho, nenhum cartaz, nada. Era eu e a minha fé. A única pessoa que acreditava na minha eleição era a minha esposa”, diz.

A fé é que lhe deu força para entrar na política. “Eu sempre acreditei no meu Bom Jesus  e um dia acordei e achei que devia ser político e coloquei meu nome ao partido no qual sou filiado desde 1982. Sempre fui fã do Lula e me inspirei nele. Um dia, era festa de São Bom Jesus e eu cumprir uma promessa que tinha feito e que eu tinha que levar uma cruz durante três anos. Neste ano eu só fui agradecer a graça que recebi. Era o dia da convenção e eu pedi para o meu protetor. Quando acabei a oração a fome que eu sentia passou e recebi a noticia que meu nome tinha passado na convenção. Ali, naquele momento, eu tive a certeza de seria vitorioso e fui”, relata.

Questionado sobre qual será a sua primeira ação como vereador ele responde. “Não fiz nenhuma promessa a ninguém. Promessa só faço ao meu Bom Jesus, mas quero é tornar as pessoas mais felizes. E o meu primeiro trabalho será apresentar um projeto para a construção de uma ciclovia que ligue uma faculdade na outra até o centro da cidade”, diz o vereador eleito que fez a campanha apenas andando de bicicleta.

Mas antes disso, o maior desafio de Silvano Pereira é “apender a mexer com a tecnologia. Preciso estudar muito, comprar um computador e estudar pela Internet. Também quero ler as minhas notícias aí na Rede Sul”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo