22/08/2023



Política

Secretariado só em dezembro, diz Cesar Filho, “esfriando” especulações

O prefeito eleito em Guarapuava, Cesar Filho (PPS) está com atenções voltadas para as atividades como deputado estadual, mandato que deixa de exercer em dezembro de 2012, quando assume a administração municipal de Guarapuava. Paralelamente, se dedica à composição da equipe que tratará da transição que deverá começar ainda em novembro. “Vou compor uma equipe essencialmente técnica e enxuta, sem ninguém do campo político”, anunciou em contato com a REDE SUL DE NOTÍCIAS, na manhã desta terça-feira (23). O prefeito eleito disse também que solicitou ao deputado Bernardo Ribas Carli uma mediação com o prefeito Fernando Carli para que seja agendada uma audiência sobre o assunto. “Ainda não recebi retorno”, afirmou.

De acordo com Cesar Filho, a composição do secretariado, que já começou a ser movimentada nos bastidores da política local,  ainda não o preocupa e só entrará na pauta em dezembro. “Não existe nenhum nome, não negociei cargos com ninguém”, afirma colocando “um balde de água fria” em postulantes a cargos. Durante a semana muitos nomes foram especulados pelo blog da jornalista Cristina Esteche, a maioria com contribuição de próprios seguidores, com grande repercussão em Guarapuava e região provocando a reação do prefeito eleito. “São somente especulações. O meu compromisso é com Guarapuava e não com partidos políticos. Vou ter um secretariado técnico, enxuto. Quando os nomes estiveram escolhidos vou divulgá-los pela imprensa, incluindo o currículo de cada pessoa escolhida”, afirmou. 

A divulgação de nomes, muitos configurados como lobby ( atividade de pressão de grupos, ostensiva ou velada, com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do Legislativo, geralmente em favor de interesses privados), pode ser um “tiro no pé” . Quem conhece o prefeito eleito e sabe como ele agiu para a indicação de chefias de núcleos regionais do Governo do Estado em Guarapuava, há cerca de dois anos, sabe muito bem que Cesar Filho não aceita nenhum tipo de pressão.

Embora seja considerado um jovem na política eletiva, o prefeito eleito transita no cenário nacional há mais de uma década, o suficiente para ter um “faro” apurado para identificar quem é lobista ou quem está realmente comprometido com o interessares da comunidade.
“Vou fazer uma administração inovadora para transformar Guarapuava num pólo de desenvolvimento como me comprometi com a população durante a campanha. Para isso, terei ao meu lado uma equipe técnica, enxuta e comprometida. Vou escolher o meu melhor para todos os cargos e para isso, vou me reunir com os partidos políticos que formaram a nossa coligação para debater o assunto. Mas isso só acontecerá em dezembro”, ressaltou

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo