22/08/2023



Política

Cesar Filho confia na bancada para eleger presidente da Câmara

O prefeito eleito em Guarapuava Cesar Filho está confiante que a bancada situacionista fará a presidência da Câmara na eleição que acontecerá neste dia 1º. de janeiro de 2013. A sessão solene terá início às 15 horas na Câmara de Vereadores. Tão logo a Mesa Executiva seja escolhida será dada a posse ao prefeito e vice-prefeita eleitos.
“Tenho absoluta confiança na bancada que elegemos e não posso admitir que não elegeremos o presidente”, disse Cesar Filho. Embora haja uma disputa interna entre os situacionistas com quatro nomes dispostos a disputar a presidência (Edony Kluber, Marcio Carneiro, Celso Costa e Airson Horst), o prefeito eleito acredita numa escolha consensual. “Acredito numa escolha tranquila entre eles (vereadores)”, disse.

Cesar Filho afirmou também que a bancada da sua base na Câmara passará o Ano Novo cada vereador com a sua família e que todos chegarão “de cabeça erguida” para a votação no dia 1º. de janeiro. “Ninguém chegará de van e não precisarão se esconder. Todos são donos da sua consciência”, cobrou de forma indireta. Cesar Filho se referiu às votações anteriores quando vereadores dissidentes se reuniam com outros em águas termais passando a “virada” do ano juntos, como forma do candidato a presidente ter o controle da situação e garantir o voto daqueles que mudaram de lado na última hora.

Neste ano a “bola da vez” é o vereador eleito Edony Kluber que, apesar de uma condenação judicial, é detentor de conduta ilibada. A condenação de Edony por improbidade administrativa praticada na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko foi rejeitada pelo próprio Ministério Público que pediu a sua absolvição. Porém, esse não foi o entendimento da juíza do caso. 
Recurso tramita em instância superior.

A oposição articula sem alardes. Os estreantes Cleto Tamanini e Geraldo Pacheco são candidatos, assim como o veterano e presidente em exercício João Napoleão que garante ter votos da bancada reeleita (leia-se Elcio Melhem e Maria José Mandu Ribas), e novato,  embora não haja confirmação destes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo