O ex-prefeito de Guamiranga, João Orestes Fenker, que possui uma extensa carreira política na região, incluindo o cargo de vereador em Imbituva, está fora de perigo e deverá ser liberado do hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, na tarde desta terça-feira (22). Fenker sofreu um infarto no domingo (20), e precisou realizar uma cirurgia de angioplastia.
João Orestes foi prefeito de Guamiranga durante duas legislaturas consecutivas, 2001-2004 e 2005-2008, além de ter presidido o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) e a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Ele é casado há 27 anos com a atual prefeita de Guamiranga, Telma Fenker, eleita como primeira mulher a comandar o município desde sua emancipação política em 1995.
No início deste ano, Telma resolveu seguir uma prática polêmica que tem se repetido na política paranaense nos últimos anos e nomeou seu marido para fazer parte de sua equipe de governo. João Orestes foi designado para comandar a secretaria de Obras.
Telma Fenker foi eleita com 3.116 votos (55,62% dos votos válidos). A candidata do PSDB derrotou o prefeito Ruy Machado do Nascimento, que disputava a reeleição e terminou em 2º lugar com 2.468 votos (44,38%).