22/08/2023



Política

Vereadores realizam extraordinária para votar piso do magistério hoje

A Câmara de Vereadores de Guarapuava realiza às 19h00 de hoje (04) uma sessão extraordinária para votar o índice de reajuste do magistério no Município.

O projeto do Executivo é repor o índice de reajuste de 7,95% à categoria, equiparando o salário dos profissionais de Guarapuava com o piso nacional, passando dos atuais R$ 1.451,00 para R$ 1.567,00 mensais.

Uma vez aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto volta ao Executivo para sanção do prefeito. A expectativa é de que o novo piso seja aplicado ainda no salário de fevereiro.

De acordo com o Sisppmug, o município possui cerca de 1,8 mil professores e educadores infantis.

O parâmetro usado pelo Ministério da Educação (MEC) para o cálculo do índice de reajuste é o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) nos últimos dois anos,como prevê a lei nacional do piso do magistério, de 2008. O novo montante é o mínimo que deve ser pago aos profissionais com jornada semanal de trabalho de 40 horas que atuam na rede pública da educação básica (que inclui os profissionais que lecionam no ensino infantil, fundamental e médio).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo