O deputado federal Zeca Dirceu (PT) em reunião no Ministério das Comunicações, levou ao secretário de comunicação eletrônica, Genildo Lins, seu pedido para que os projetos ministeriais incentivem o fortalecimento e desenvolvimento dos veículos de comunicação do interior do Estado. “Não podemos pactuar com o monopólio da informação onde quatro famílias brasileiras controlam 70% dos meios de comunicação. É muito importante habilitar novas rádios e TVs no interior do estado e ampliar as já existentes”, afirmou o deputado.
O deputado solicitou ao secretário Genildo que de fato haja uma agilidade maior num conjunto de processos de rádios e TVs que podem ser implantadas no Paraná ou de regulamentação das que já estão em funcionamento, mas precisam ampliar a capacidade de alcance. “Nós precisamos democratizar os meios de comunicação para que os cidadãos e as cidadãs brasileiras tenham acesso à informação de qualidade e não de forma tendenciosa e distorcida, como infelizmente os grandes veículos de comunicação insistem em fazer no país”, destacou o deputado.
Para Zeca, esta ampliação também é a garantia da valorização do conteúdo local e da preservação da cultura regional popular. “Precisamos de veículos que destaquem o nosso jeito de ser, as nossas qualidades e as nossas virtudes, que quase sempre ficam ofuscadas na grande mídia”, afirmou Zeca.
Segundo Genildo Lins, há a disposição do Governo Federal em cooperar para a agilidade dos processos já em andamento. “Nosso projeto é que cada vez mais os veículos de pequeno e médio porte sejam estruturados para contribuir no processo de democratização da informação no Brasil. Para isso, queremos mais agilidade na homologação dos processos”, afirmou.
Com assessoria