22/08/2023
Política

Arns e Silvestri assinam termo com Acampar

imagem-52908

De hoje (quarta-feira, 22) até sexta-feira (24),  cerca de 500 vereadores participam em Curitiba Fórum Permanente de Desenvolvimento Futuro 10 Paraná. No encontro, organizado pelo governo estadual e Acampar, os vereadores se inteiram das políticas públicas e programas estaduais voltados ao desenvolvimento dos municípios. “Queremos melhorar essa relação com os vereadores, que estão na ponta e conhecem as verdadeiras dificuldades dos municípios”, disse o governador Flávio Arns.

 

“Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para levar melhoria de vida à população. Temos uma missão muito séria de capacitar os vereadores, principalmente os novos”, afirmou o presidente da Acampar, José Valmor Martins.

 

Arns e Martins assinaram um termo de cooperação para estabelecer diálogo permanente entre os poderes. “Estamos criando uma estrutura para articular ainda mais com as câmaras municipais”, destacou Arns. Atualmente, são 3.866 vereadores no Paraná, nos 399 municípios. Deste total, 64% tomaram posse no início deste ano.

 

RECURSOS

Arns destacou a união de esforços para repactuação financeira. O governador em exercício e secretários de governo apresentaram aos vereadores valores de arrecadação que o Paraná perdeu por medidas tomadas pelo governo federal. “Devemos elogiar quando algo melhora, mas também devemos nos unir, quando piora, quando há uma diminuição enorme de recursos”, disse Arns.

O secretário estadual de Governo, Cesar Silvestri, informou que, neste ano, o Estado perderá quase R$ 1,5 bilhão em receitas. “Imaginem isso sendo repassado para os municípios, para desenvolver áreas como saúde, educação, segurança. Todos estão saindo perdendo, menos o governo federal”, apontou. “Só no fundo de participação perdemos R$ 430 milhões. Poderíamos dar um milhão de auxílio para cada município do Paraná”, acrescentou o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

Com Agência e Mirella Ferreira

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo