22/08/2023
Política

Reunidos em consórcio, prefeitos conquistam recursos para 7 municípios

imagem-8161

Cantuquiriguaçu – Laranjeiras do Sul – O Consórcio Municipal Cantuquiriguaçu composto pelos prefeitos de Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Foz do Jordão, Virmond, Pinhão e Espigão Alto já tem garantido cerca de R$ 2,5 milhões. O recurso será destinado à compra de uma patrulha rodoviária e em projetos para a construção de aproximadamente mil casas populares.
Os recursos serão federais, com emendas individuais dos três senadores e deputados federais do Paraná.
Recentemente, os prefeitos Eugenio Bittencourt, de Nova Laranjeiras (presidente do CMC), Sezar Augusto Bovino, de Rio Bonito do Iguaçu (vice-presidente), João Costa, prefeito de Porto Barreiro e secretário do CMC, além dos prefeitos Osstap Andreiv, de Espigão Alto, e Anildo Alves da Silva, de Foz do Jordão, e da primeira-dama de Porto Barreiro, Doriane Bortoluzzi, estiveram em Brasília onde foram recebidos pelos deputados federais Cezar Silvestri, Assis Miguel do Couto e André Vargas, além do senador Osmar Dias e os ministros do Planejamento Paulo Bernardo e da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Laranjeiras do Sul, cidade sede da Cantuquiriguaçu, entretanto, está fora do consórcio.
Segundo o prefeito, Berto Silva o município não quis participar do consórcio porque já tem projetos semelhantes. “Não sou contra os consórcios, mas a pauta que se apresentou não era a pauta de Laranjeiras. Os assuntos que estavam em destaque, como a moradia, eram assuntos que já tínhamos encaminhamento”, justificou.
O prefeito lembrou que Laranjeiras está incluído em todos os programas do governo e para ele os municípios envolvidos no cons´rocio estão buscando coisas que Laranjeiras já conquistou.
Segundo Berto Silva, até o final de 2010, o município receberá cerca de R$ 10 milhões em recursos para o esgotamento e melhorias sanitárias, saneamento em áreas indígenas, saneamento rural e habitação. Esse dinheiro é do PAC.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.