22/08/2023
Política

Calçadão terá o nome de Osvaldo Rocha

imagem-8205

Guarapuava – Câmara imortaliza tradicional empresário de Guarapuava

Uma das mais expressivas lideranças empresariais de Guarapuava será imortalizada e ganha um espaço especial na lista de personalidades do município.
Por proposição do vereador João Napoleão (PSDB) e com a unanimidade do Legislativo Municipal o Calçadão da XV de Novembro passará a se chamar Oswaldo Rocha, numa homenagem póstuma ao empresário.
“Recebemos a notícia dessa homenagem com muita alegria, pois meu pai é merecedor dela. Era um guarapuavano nato e que muito trabalhou pela cidade”, disse Zaclis Rocha Dalla Vecchia, filho do homenageado.
“Com certeza essa atitude vai ficar para sempre na memória dos filhos, dos netos, de toda a nossa família”, afirmou.
Oswaldo Pereira Rocha nasceu no dia 31 de dezembro de 1923, na Fazenda Lageado Grande. Era o oitavo filho de dona Henriqueta e Francisco Pires da Rocha. Foi alfabetizado pelo professor Lindolfo Kramer ainda na fazenda, mas aos 10 anos foi morar com seu irmão mais velho, Laurindo Rocha, para terminar os estudos. Foi aí que iniciou a sua vida profissional e desenvolveu a paixão pelo comércio.
Tão logo acabou o curso primário, Oswaldo Rocha se dedicou a atividade de comerciante, iniciando como sócio de seu irmão Otávio.
Em 1944, casou-se com Alzira Justus, natural de Ponta Grossa. Viveram juntos durante 62 anos e tiveram 7 filhos: Zaclis Vera, João Carlos, Cleuse Maria, Ângela Christina, Mariza Terezinha, Maria do Rocio e Eliane Maria.
Foi em 1949 que junto com a esposa abriu a Casa Real com sede na Rua Getúlio Vargas, próximo ao antigo Hotel Central.
Para inovar seus empreendimentos, em 1951, mudou para a sede própria na Rua Senador Pinheiro Machado, onde inaugurou a única fábrica de camisa da região.
Com o espírito empreendedor, construiu uma moderna e inovadora loja, a Casa Real da XV de Novembro, em 1971. Na nova edificação mudou a forma de atendimento ao cliente, saíram os balcões e as pessoas tiveram mais acesso e liberdade para a escolha das mercadorias.
Nesta nova loja, além de roupas masculinas e tecidos, teve início a venda de roupas femininas, infantil, cama, mesa, banho e artigos esportivos.
Durante 20 anos foi sócio-gerente da Companhia Força e Luz do Oeste, contribuindo com o desenvolvimento da cidade.
Assim como sua carreira profissional sua família também cresceu e dos 7 filhos vieram 16 netos e 18 bisnetos.
Oswaldo Rocha durante muito tempo também realizou trabalhos voluntários na comunidade. Ajudou a construir o Colégio Nossa Senhora de Belém, ministrou curso de batismo nas Paróquias Nossa Senhora de Belém e Santa Cruz, fez parte da diretoria do Serra Clube e durante 6 anos foi provedor do Hospital São Vicente.
Essa trajetória mereceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores que lhe outorgou o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava em 2004. Ele faleceu no dia 30 de agosto de 2006.
“Guarapuava não pode se omitir perante uma trajetória de empreendedorismo e de solidariedade. Por isso, propus essa justa homenagem”, afirmou João Napoleão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.