22/08/2023
Política

Curi, Campana e Bibinho tem bens bloqueados

imagem-88455

O deputado Alexandre Curi (PMDB), o ex-diretor da Assembleia Abib Miguel (Bibinho), e a editora Cabeza de Vaca, do jornalista Fábio Campana,  estão com os bens bloquados pela Justiça do Paraná, desde a última sexta feira (13). Outras três pessoas também sofreram a mesma sanção.

O bloqueio é garantia de ressarcimento dos cofres públicos  se  ficar comprovada a acusação de improbidade administrativa  que tramita contra os envolvidos. Porém, a A conta bancária de Curi, foi encontrada sem um tostão.

De acordo com a Gazeta do Povo, Campana venceu processos licitatórios na modalidade carta-convite para prestar serviços de publicidade para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), entre os anos de 2005 e 2009. As licitações foram autorizadas por Bibinho e os pagamentos eram assinados por Curi, que ocupava o cargo de primeiro-secretário da Casa na época. De acordo com o Ministério Público, autor da ação de improbidade, nessa época Campana era servidor da Assembleia. Portanto,a participação da sua editor no processo licitatório foi ilegal.

Segundo o MP, o trabalho desenvolvido pelo jornalista era de enaltecimento dos deputados, e não de informar a população. Mesmo com o bloqueio de bens dos acusados, que incluem dinheiro e carros, o saldo não é suficiente para ressarcir os cofres públicos. O MP quer que eles devolvam dinheiro e paguem multas de R$ 1,3 milhão.

O advogado de Campana considerou o bloqueio de bens abusivo e desnecessário e disse que vai recorrer da decisão. O deputado Curi disse que vai provar sua inocência, e o advogado de Bibinho preferiu não comentar a situação, como mostrou o jornal Segunda Edição, da RPC Tevê.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo