22/08/2023
Política

Cristina Silvestri confirma reunião entre lideranças e Francischini

imagem-88690

Cristina Esteche, com assessoria

A deputada estadual Cristina Silvestri vê com muita expectativa a reunião convocada por ela entre lideranças políticas e comunitárias e o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Francischini, em busca de soluções para os problemas que afetam a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). A conversa está confirmada para esta terça-feira, às 14 horas, em Curitiba.

Há duas semanas, um agente foi brutalmente morto por bandidos ligados a presos do semi-aberto e outros foram ameaçados de morte. Os episódios trouxeram à tona as falhas que afligem o sistema penitenciário, levando a deputada Cristina Silvestri a unir autoridades, representantes sindicais e a classe política para resolver o problema.

A parlamentar vai encaminhar as propostas debatidas pelos agentes de segurança no encontro realizado semana passada em Guarapuava. Entre as sugestões para melhorar o atendimento no Centro de Regime Semiaberto (CRAG), estão a instalação de torres (portaria e fundos da unidade) e vigilância armada por tempo indeterminado. Para a PIG, a construção de muralha externa, grade no corredor do segundo quadrante, conserto imediato dos cubículos que apresentam problemas, grade ao redor do pátio, projeto de gaiolas (grades para onda interna dos agentes), centro de isolamento.

Uma das causas dos atuais problemas estaria na permanência de presos de “alto risco” no semi-aberto e na Penitenciária e que, segundo as reivindicações elencadas pelos agentes, deveriam ser transferidos para unidades de maior segurança. Eles também querem aumentar a segurança externa do presídio, com implantação de circuito fechado de televisão, sensor de movimento e cães adestrados, além do aumento do efetivo e de grupos de agentes armados responsáveis pela vigilância (hoje, só a Polícia Militar pode trabalhar armada).

A deputada Cristina Silvestri disse que a presença de lideranças locais, todas ligadas à área jurídica e penitenciária, vai enriquecer o diálogo para alternativas que garantam a segurança dos agentes e da população como um todo.

Estão convidados para a reunião

Dra. Paôla Gonçalves Mancini de Lima – Juíza de Direito Substituta da Vara de Execução Penal da Comarca de Guarapuava

Dra. Marcia Francine Broietti – Promotora da Vara de Execução Penal da Comarca de Guarapuava

Dr. Mauro Alcione Dobrowoski  – Promotor do Ministério Público da Comarca de Guarapuava

Dr. Claudio Cortesia – Promotor do Ministério Público da Comarca de Guarapuava

Dr. Rubens Miranda Junior – Delegado da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava

Antony Johnson – Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná

Convocados pelo secretário de Estado da Segurança, Fernando Francischini:

Cezinando Vieira Paredes – Diretor-Geral Departamento Penitenciário do Estado

Roberto Milanese – Delegado da PF/Diretor do Departamento Penitenciário do Estado

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo