Cristina Esteche, com assessoria
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, comprometeu-se a encaminhar as principais propostas apresentadas a ele por um grupo de lideranças políticas e comunitárias convocadas pela deputada estadual Cristina Silvestri, em reunião na tarde desta terça-feira (24) em Curitiba. Entre as medidas a serem tomadas, está o reforço da segurança dos agentes penitenciários e a estrutura física dos prédios do Semi-Aberto e da Penitenciária Industrial de Guarapuava.
Francischini virá pessoalmente a Guarapuava para verificar a situação apontada pelos agentes penitenciários. Mas já antecipou sua disposição em criar um grupo permanente do Setor de Operações Especiais (SOE), responsável pela vigilância armada das unidades, reforçar a equipe e a segurança dos agentes, efetuar a chamada de novos agentes (concursados), instalar sensor de presença nos muros externos. Também haverá um estudo sobre a transferência dos presos de maior periculosidade.
A deputada Cristina Silvestri disse que a reunião produziu resultados positivos e que, quando as novas ações forem implementadas, a expectativa é de que a Penitenciária de Guarapuava volte a ser uma unidade prisional modelo no Paraná. “Era esse compromisso que estávamos esperando. Foi pensando nisso que chamamos as lideranças de Guarapuava, praticamente todas da área policial e judiciária, para nos reunirmos com o governo do Estado e encontrarmos soluções comuns para esse grave problema”, explicou a parlamentar.
Hora de somar forças
A juíza Paola Mancini (da Vara de Execuções Penais) e a promotora de Justiça Marcia Broietti fizeram um amplo relato da situação enfrentada em Guarapuava.
Os deputados estaduais Artagão de Mattos Leão Junior e Bernardo Ribas Carli também participaram do encontro. “É hora de somar forças e nos unirmos ao governo para encontrar uma solução”, apontou a deputada Cristina Silvestri.
Também foram convidados para a reunião:
– Dr. Mauro Alcione Dobrowoski – Promotor do Ministério Público da Comarca de Guarapuava
– Dr. Claudio Cortesia – Promotor do Ministério Público da Comarca de Guarapuava
– Dr. Rubens Miranda Junior – Delegado da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava
– Antony Johnson – Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná
– Tenente-Coronel Edson Solak – Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, sediado em Guarapuava
Convocados pelo secretário de Estado da Segurança, Fernando Francischini:
– Cezinando Vieira Paredes – Diretor-Geral Departamento Penitenciário do Estado
– Roberto Milanese – Delegado da PF/Diretor do Departamento Penitenciário do Estado