Cristina Esteche
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), disse que a procura de instituições de ensino superior de outros municípios para a implantação do curso de medicina na cidade, evidencia o crescimento econômico e social do município. Além de Guarapuava, instituições do Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina estão cadastradas e selecionadas. “Isto mostra que o crescimento econômico e social, que Guarapuava vem tendo, a torna cada vez mais atrativa para investimentos em diversas áreas. O sonho do curso de Medicina está se concretizando”, disse o prefeito.
Cesar Filho lembra também que a conclusão de mais uma etapa se deve aos significativos avanços que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde 2013.
O prefeito cita como exemplo, a redução da mortalidade infantil, reformas de Unidades Básicas de Saúde, contratação de novos médicos e cursos de aperfeiçoamento. “Alguns municípios que manifestaram o interesse em receber o curso não foram selecionados devido a suas deficiências no sistema municipal de saúde”. O prefeito lembra que em Guarapuava o quadro é diferente. “As ações trabalham todos os dias para que os déficits sejam reduzidos e extintos”.