Cristina Esteche
A emoção ao falar sobre a vida profissional do pai, o médico Frederico Keche Virmond, tomou conta do presidente da Associação de Saúde , o também médico Frederico W. Virmond. O pronunciamento aconteceu na tarde desta sexta feira (10), durante o descerramento de placa que homenageia os deputados Bernardo Carli (estadual) e Zeca Dirceu (federal), pelo empenho na conquista da filantropia da entidade. “Meu pai construiu este hospital em1961 e passamos por momentos muitos críticos. Meu pai se desfez de muitos bens para que o hospital continuasse funcionando e hoje ele se torna público”, enfatizou. “Por isso, a partir de agora, vamos trabalhar para que se torne um hospital de ponta”, afirmou.
Se a solenidade foi para reconhecer a importância do trabalho dos parlamentares no processo junto ao Governo Federal e também estadual, não faltaram referências ao patriarca da Família Keche Virmond, hoje com 95 anos de idade. A retomada mais histórica desse percurso ficou por conta do ex-prefeito Fernando Ribas Carli. “O Frederico é um idealista, desde que se formou e que foi buscar especialização e trabalho em Guarani das Missões. Ele trabalhava e ia mandando dinheiro para a construção do hospital em Guarapuava”. Carli disse também que o Frederico Keche Virmond é o único aluno vivo do seu avô, o professor Pedro Carli. “Meu avô teve o primeiro internato para meninos em Guarapuava”.
O deputado Artagão Junior (PMDB) disse que deseja se somar aos deputados Bernardo Carli e Zeca Dirceu na busca de projetos e recursos para o Hospital.
“Quero contribuir porque conheço muito bem essa dificuldade e essa emoção que o doutor Frederico está sentindo. Minha família tinha um hospital, o Belém, que fechou. Portanto, este é um investimento que não tem preço”, avaliou.
Bernardo Carli (PSDB)relembrou a primeira vez em que esteve reunido com a diretoria num momento em que o Santa Tereza estava fechando as portas. “Conversei com o Zeca Dirceu, o trouxe para cá e juntos fomos atrás da filantropia. Não foi fácil, mas está aí”.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) assumiu o compromisso de continuar trabalhando pela Associação na busca de recursos federais. Bem humorado, o deputado fez uma brincadeira relembrando o título de Cidadão Honorário que receberia da Câmara de Vereadores, aprovado por unanimidade numa noite e derrubado pela bancada governista na sessão seguinte. “Isto aqui é muito mais importante do que qualquer outra homenagem”, afirmou referindo-se ao reconhecimento estampado numa placa na entrada do hospital.