* Por Rogério Thomas, com foto de Lizi Dalenogari
O governador Beto Richa e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, renovaram com 15 prefeituras da região de Guarapuava o convênio com o Programa Familia Paranaense. O ato foi realizado durante a inauguração do CRAS, em Foz do Jordão.
De acordo com Fernanda Richa, o programa estratégico que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. “Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside”, enfatizou.
O público alvo do programa são as famílias residentes no Paraná em maior situação de vulnerabilidade e risco. “O IPARDES em conjunto com a SEDS desenvolveu um índice sintético, chamado Índice de Vulnerabilidades das Famílias (IVF/PR), para medir essa vulnerabilidade e conseguir elencar as famílias prioritários ao Programa. Essa medida leva em consideração indicadores importantes da situação familiar que ultrapassam o simples critério da insuficiência de renda na priorização do atendimento e atenção a família”, explicou a secretária.
A renovação do convênio foi assinada pela secretária, pelo governador Beto Richa e pelos prefeitos ou representantes das secretarias de Assistência Social dos 15 municípios.