Guarapuava – O prefeito de Curitiba, Beto Richa, participa nesta sexta-feira (2), às 15 horas, em Guarapuava, da inauguração da ampliação da maltaria da Cooperativa Paranaense Agroindustrial Agrária, a Agromalte, que a transformará na maior da América do Sul, com cerca de 500 cooperados e mais de 1 mil funcionários. Guarapuava dá o exemplo para o Paraná. Esse investimento se traduzirá em mais desenvolvimento, emprego e renda não só para a cidade mas para toda a região central do Paraná, considera Richa.
De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Paranaense Agrária Agroindustrial, Paul Illich, o investimento na ampliação da maltaria é de cerca de R$ 150 milhões. Associados a uma cadeia produtiva caracterizada por pesquisa científica, alta tecnologia, empregos e maior arrecadação tributária, os reflexos desse investimento ganham uma dimensão ainda maior, diz o prefeito de Curitiba.
O malte é a matéria-prima para a fabricação de cerveja, uísque e chocolate. E hoje o malte cultivado em Guarapuava é usado por todas as cervejas nacionais, que correm o mundo e já engoliram até uma gigante norte-americana (Budweiser), observa Richa.
De cada cinco cervejas produzidas no País, uma tem malte paranaense, diz o vice-presidente da Cooperativa Agrária. A inauguração da ampliação da maltaria da Agrária coincidirá com a abertura da Festa da Cevada, que será promovida até domingo (4).
APUCARANA
Ainda na sexta-feira (2), às 18 horas, o prefeito Beto Richa se reúne com lideranças políticas de Apucarana, na Câmara de Vereadores da cidade. Às 20 horas, Richa acompanhará a posse do novo bispo de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na Cidade Alta.