22/08/2023
Política

Sindicatos e nove deputados debatem ParanáPrevidência

Cristina Esteche

Representantes sindicais das universidades paranaenses realizaram audiência com deputados estaduais, no plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta quarta feira (22). De acordo com o secretário da Associação dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), professor Denny William, apenas nove dos 54 deputados participaram do debate sobre o projeto de reforma da ParanáPrevidência. “Convidamos todos os deputados, inclusive os três de Guarapuava”.

A audiência que acabou por volta das 14h20, confirmou que o Governo do Estado não deseja resolver o problema previdenciário, mas solucionar o seu próprio problema de caixa. Denny William disse que a transferência de cerca de 33 mil contribuintes que hoje estão no Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário visa eliminar o déficit do primeiro fundo. “Fizemos as contas e percebemos que essa transferência significa para os cofres um total de R$ 18 bilhões ao longo dos anos, enquanto o Governo faz um aporte de apenas R$ 1 milhão, ou seja, somente 8%”.

A transformação em fundo de pensão é outro ponto de divergência entre a categoria e o Governo. “Não queremos que aconteça o mesmo que aconteceu com o fundos dos Correios, quando houve investimentos em ações da Petrobras e outras, o que acabou prejudiciando os beneficiários. Previdência é sinônimo de segurança e não de risco”.

A possível ilegalidade do projeto de Lei que trata dos ajustes também foi levantada na audiência. Denny William disse que, além do curto tempo e do desejo exposto pelo líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB) em votar a matéria em regime de urgência, não houve o debate prometido pelo Governo. Além disso, há a necessidade de estudos preliminares e o encaminhamento destes ao Ministério da Previdência, o que não aconteceu. “O Governo do Estado rompeu o compromisso assumido nas negociações para o final da greve de março”.  A sanção pode ser uma nova greve em todo o Paraná.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo