Cristina Esteche
O primeiro secretário da Associação dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), professor Denny William, classificou como “lamentável” a retirada do projeto na Câmara de Vereadores de Guarapuava que prevê a “cassação” do título honorífico ao governador Beto Richa. A homenagem foi concedida em 2013 pelos investimentos do Governo do Paraná em Guarapuava.
Com o plenario lotado na sessão de ontem, segunda feira (11), manifestantes não deram trégua aos vereadores. Vaias e palavras de ordem eram substituídos por aplausos quando um dos vereadores se pronunciava favorável à revogação. O mais penalizado foi o vereador Neto Rauen (PPS), um dos autores da honraria concedida ao governador. Em meio ao tumulto, o vereador usou da tribuna para tentar justificar a concessão, mas teve o seu pronunciamento encoberto por vaias e palavras que desqualificam a sua atuação parlamentar. Durante o seu discurso, os manifestantes lhe deram as costas. Mesmo assim, o projeto de lei foi retirado po 60 dias para ser avaliado por uma empresa juridica terceirizada.
Para Denny William, a suspensão da votação por 60 dias, como foi aprovada, se trata de uma “manobra sem fundamento legal, já que há precedente”. O professor menciona a votação de projeto de lei concedendo o título de Cidadão Honorário ao deputado federal Zeca Dirceu (PT). O PL foi aprovado por unanimidade em primeira votação, mas derrubado na segunda.
“Atitudes como essas mancham a imagem do Legislativo. Se os vereadores acham que em 60 dias o assunto vai esfriar, estão enganados. Nós voltaremos aqui e os eleitores estão atentos, a base está atenta. O reflexo maior vai ser nas urnas”.